Município de Vouzela e ISLA de Gaia assinam protocolo de colaboração institucional

A Câmara Municipal de Vouzela e o ISLA (Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia) de Gaia assinaram, recentemente, um protocolo de parceria institucional que tem como objetivo principal estudar e caracterizar os setores económico-social e turístico de Vouzela, no sentido de apoiar decisões, antecipar oportunidades e diminuir potenciais ameaças a que o concelho se encontre exposto.

A nível empresarial, o ISLA pretende criar um observatório – o OESE (Observatório de Estudos Sociais e Económicos) – que possa estudar o ambiente empresarial do concelho. A implementação do OESE foi pensada em três fases: numa primeira, de carácter contextual, dedicado à correta caracterização do tecido empresarial de Vouzela e das variáveis contextuais que afetam as organizações; na segunda fase proceder-se-á à análise dos fatores diferenciadores da competitividade das organizações que atuam no concelho; numa terceira fase disponibilizar-se-á um conjunto de serviços de apoio às empresas para auxiliar à sua atividade.

O projeto será suportado por um portal interativo que disponibilizará “informação relevante, fiável e de qualidade para a missão de todos os stakeholders locais”, esclarece o ISLA.

Já a nível turístico, pretende-se desenvolver um projeto de promoção do território de Vouzela baseado na natureza e ar livre, com experiências únicas e autênticas. Para isso, será feito, numa primeira fase, um recenseamento de toda a oferta turística de Vouzela e, posteriormente, a recolha de dados de turistas/ visitantes para conhecer o tipo de turista que visita o concelho e o que procura.

O protocolo tem a duração de um ano.