Município de Vouzela e Exército Português assinaram protocolo de colaboração

A Câmara Municipal de Vouzela e o Centro de Recrutamento de Viseu do Exército Português assinaram ontem, dia 6 de Fevereiro, pelas 15h30, no Salão Nobre, um protocolo de colaboração.

O protocolo visa a divulgação, por parte do município, da prestação de Serviço Militar em Regime de Voluntariado (RV) ou Regime de Contrato (RC), bem como a prestação de esclarecimentos e cooperação relativa a assuntos de natureza militar, nomeadamente o recenseamento militar, as certidões militares, a contagem de tempo de serviço, requerimentos para complemento de Pensão e Reforma, entre outros.

Para Telmo Antunes, Presidente da Câmara de Vouzela, este protocolo significa mais um serviço ao dispor das populações do concelho e resulta do facto de o Exército ter assumido uma “postura ativa, indo à procura de novos elementos para as suas estruturas”, referiu.

O autarca destacou ainda o “excelente relacionamento” que o Município tem tido com o Regimento de Infantaria de Viseu, “quer seja do ponto de vista do acompanhamento às populações em algumas situações, quer seja também do ponto de vista da vigilância florestal”, concluiu.

Também satisfeito pela parceria criada com a autarquia de Vouzela, o Major General José Tavares refere que o protocolo permitirá criar um ponto de contacto entre o Exército e a população, no sentido de esclarecer os eventuais interessados numa carreira militar.

A carreira nas Forças Armadas é, segundo o Major General, uma boa oportunidade de emprego. “Numa altura em que o desemprego é elevado, especialmente nas camadas mais jovens, o Exército é uma oportunidade de carreira, porque hoje somos um empregador sólido no país”.

Atualmente, o Exército Português dá emprego a cerca de 13.000 contratados, entre oficiais, sargentos e praças.

Este serviço estará disponível no Balcão Multiserviços de Vouzela, durante o horário de atendimento da Secretaria.