Município de Vouzela e APA assinam protocolos de colaboração no valor de 146 mil euros

O Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira, e o Vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Carlos Pimenta Machado da Silva, assinaram hoje, dia 10 de outubro, dois protocolos de colaboração técnica e financeira que visam, por um lado, a concretização de medidas de combate à seca e, por outro, a recuperação do troço urbano do rio Zela.

“As calamidades que atingiram o concelho de Vouzela, designadamente os incêndios de 2017 e as tempestades de 2019, trouxeram consequências que são ainda visíveis no território, em particular junto aos rios. Com este protocolo é nossa intenção intervir no troço urbano do rio Zela, entre a antiga ponte do caminho de ferro e a Misericórdia de Vouzela, através do desassoreamento das margens, possibilitando melhorar o escoamento e a qualidade da água”, adiantou o autarca.

O valor protocolado para a empreitada de regularização do rio Zela ascende a 62 mil euros, acrescidos de iva.

Por sua vez, decorrente da seca extrema do verão de 2022, a autarquia assinou também um protocolo que visa minimizar os impactos desta realidade no concelho.

Este foi o segundo ano mais seco de sempre, e a seca verificou-se mais gravosa, em particular, a sul do rio Tejo, no nordeste transmontano e no interior da região centro, onde se inclui Vouzela”, sublinhou José Carlos Pimenta Machado da Silva, da APA.

Este protocolo irá ajudar a financiar novas captações subterrâneas, dando mais resiliência ao sistema de abastecimento de água, bem como irá suportar o esforço que os bombeiros de Vouzela fizeram no transporte para que não faltasse água no sistema público, num trabalho de grande articulação e cooperação entre câmara municipal, bombeiros e APA”, adiantou o responsável.

Rui Ladeira esclareceu que a compensação pelo serviço de transporte de água será de 25 mil euros, mais iva, e que serão feitas seis novas captações: em Covas, Meã, Chãs, no Parque de Campismo e Vilharigues (duas), num investimento total de 49.799 euros, acrescidos de iva.