Município de Vouzela distinguido pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O Município de Vouzela foi distinguido com o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais.

A distinção ocorreu no âmbito da 3ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores informais (RACCI), um projeto que conta com o apoio institucional do grupo Merck Portugal, e que tem como missão reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

A autarquia de Vouzela foi reconhecida pelo trabalho que desenvolve com o Banco de Ajudas Técnicas – Ajudas para Incluir Mais, um projeto que visa proporcionar apoio a pessoas em situação de dependência temporária ou permanente, cuja situação de saúde requeira a utilização de vários tipos de equipamentos necessários à prática de cuidados de higiene, repouso, conforto, levante e mobilidade, como cadeiras de banho, camas articuladas, colchões anti escaras, cadeiras de rodas, andarilhos e canadianas, entre outros.

Para Carla Maia, vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Vouzela, este selo é o reconhecimento de um projeto com muito impacto na vida diária da pessoa dependente e, em particular, do seu cuidador auxiliando-o no esforço e dedicação que coloca no gesto nobre de cuidar de alguém”, considera.

No total, os membros do júri da iniciativa RACCI analisaram 66 projetos de autarquias locais, tendo sido reconhecidas 59 autarquias que se destacaram pelo cumprimentos de vários critérios como: práticas inclusivas, medidas de apoio, respostas sociais, dinamização ou financiamento de projetos, existência de recursos humanos dedicados aos cuidadores informais ou inovação/ importância estratégica para estes cuidadores.

O Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais já tinha desenvolvido, anteriormente, duas edições deste projeto. No total das três edições foi atribuído o selo de mérito RACCI a 125 projetos.

Mais informações em www.movimentocuidadoresinformais.pt.