Município de Vouzela disponibiliza contentores de recolha de roupa, calçado e brinquedos

O Município de Vouzela assinou ontem, dia 13 de setembro, com a empresa Uzardenovo, um protocolo de colaboração com vista à colocação de contentores de recolha de roupa, calçado e brinquedos usados.

“Trata-se de um projeto interessante e relevante para a autarquia de Vouzela na medida em que damos continuidade à política de reciclagem no que diz respeito a materiais ou equipamentos que deixam de ter utilização, como é o caso dos ecopontos, dos oleões, dos pilhómetros e dos ponto eletrão já existentes por toda a área do município”, referiu Rui Ladeira, vice-presidente da autarquia.

Vão ser colocados 12 contentores no concelho, um por freguesia, e a recolha do conteúdo terá dois destinos, como explicou Rui Ladeira. “O que estiver em bom estado sofrerá tratamento para ser aproveitado e reencaminhado para instituições de cariz social, já o que não tiver capacidade de reutilização seguirá para reciclagem”, esclareceu o vice-presidente da autarquia.

A empresa Uzardenovo, sedeada em Braga, assume ainda o compromisso de doar roupa, calçado e brinquedos à loja social do município, três vezes ao ano, entregando ainda, em bens alimentares, 25 euros por tonelada de roupa recolhida.

Segundo Anselmo Oliveira, diretor da Uzardenovo, este é o primeiro protocolo assinado pela empresa na zona centro e trará mais valias. “A triagem e o aproveitamento dos materiais recolhidos no concelho de Vouzela irá representar a criação de alguns postos de trabalho para assegurar estas tarefas”, sublinhou Anselmo Oliveira.

De acordo com o diretor da empresa, também a Liga dos Bombeiros Portugueses irá ser beneficiada com este protocolo, através da doação em dinheiro por cada tonelada recolhida.

O protocolo vigora por um prazo de 2 anos.

Localização dos contentores:

Alcofra – Junta de Freguesia