Município de Vouzela destruiu 680 ninhos de vespa asiática em 2023

O Município de Vouzela destruiu 680 ninhos de vespa asiática, durante o ano de 2023.

Os ninhos intervencionados foram destruídos com recurso à utilização de dispositivo a ar comprimido e injeção com vara de carbono.

João Caseiro, veterinário municipal, explica que os métodos variam de acordo com o local onde são detetados os ninhos, podendo ainda, “pontualmente, ser utilizado spray inseticida diretamente na entrada do ninho, quando este se encontre num local de mais fácil acesso, como em anexos ou muros”, adianta.

Segundo o veterinário municipal, a vespa asiática representa um risco para a apicultura, produção agrícola e também para o bem-estar e a segurança das populações. “Nesta medida, a autarquia tem vindo a reforçar a resposta municipal no combate à vespa velutina, que tem sido assegurada pelo serviço de Proteção Civil, em parceria com duas equipas de apicultores de Cambra e de Campia”, refere.

A identificação de ninhos deve ser comunicada à autarquia pelo 232 740 740 para posterior destruição pelos serviços competentes.