Município de Vouzela deixa grupo de autarquias em desequilíbrio financeiro

De acordo com os cálculos do executivo, o Município de Vouzela deixou, no passado mês de Abril, de fazer parte do grupo das 53 Câmaras Municipais do país em situação de rotura financeira.

Segundo o vereador do Pelouro Financeiro, Luís Alcides Melo, trata-se do cumprimento de um dos objetivos traçados para este mandado, faltando apenas a confirmação formal da Direção Geral das Autarquias Locais.

“Existem seis critérios definidores da situação de desequilíbrio das autarquias, sendo que ao serem cumpridos três desses seis, as autarquias passam a estar em rotura financeira. Neste momento, o Município de Vouzela deixou de cumprir cinco dos requisitos que o penalizavam, faltando-lhe apenas regularizar o limite de endividamento. Por isso, é com orgulho que afirmo que a Câmara Municipal de Vouzela passa a ser um município financeiramente normal e deixa de estar na lista dos 53 municípios desenquadrados”, destacou o vereador.

A informação foi avançada na última Assembleia Municipal, que se realizou no passado dia 29 de abril.

Assembleia Municipal de Vouzela aprova por unanimidade documento de prestação de contas relativo a 2012

Durante a reunião, foi também apresentado o documento de prestação de contas relativo ao ano de 2012.

Segundo o documento, foi registada a melhor execução orçamental da última década, com 93% do lado da receita e 88% do lado da despesa. A par disso, verificou-se ainda uma redução na despesa total de 4,2%, sendo que a receita total cobriu integralmente a despesa do ano, gerando um saldo de gerência de 880 mil euros.

Quanto às dívidas a fornecedores, Luís Alcides Melo informou que a autarquia atualmente está a pagar a 15 dias.

“Neste mandato, a Câmara Municipal registou uma redução em custos de pessoal de 25%, uma redução no número de colaboradores em 35%, uma redução dos prazos médios de pagamento em 60% e uma redução de 88,5% nas dívidas a terceiros”, realçou o responsável.

“Em pouco mais de três anos, a dívida de médio e longo prazo sofreu uma diminuição que ultrapassa os 21,5%, representando uma redução de três milhões e setenta e oito mil euros”, concluiu.

Face ao excelente desempenho financeiro da autarquia, o documento de prestação de contas foi aprovado por unanimidade, resultado inédito nas reuniões deste órgão.