Município de Vouzela dá início a mais uma edição do programa educativo “As Crianças Marcam a Diferença!”

O Município de Vouzela deu início, no mês de outubro, a mais uma edição do programa educativo “As Crianças Marcam a Diferença!”, iniciativa que há vários anos promove atividades lúdicas, desportivas e educativas junto das crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho.

O programa envolve mais de 500 alunos e tem como objetivo proporcionar experiências que contribuam para o desenvolvimento integral das crianças.

No pré-escolar, os projetos incluem “Nadar é Giro!”, na Piscina Municipal, que promove a adaptação ao meio aquático e a aprendizagem da natação; “Saltar é Giro!”, realizado nos jardins de infância, com atividades de expressão e educação físico-motora; e “Ler a Brincar”, no espaço Faz de Conta ou na Biblioteca Municipal, que estimula a leitura e a escrita de forma lúdica. As atividades decorrem semanalmente e são dinamizadas pelos setores do Desporto e Biblioteca Municipal.

Para os alunos do 1.º Ciclo, além das habituais aulas de natação na Piscina Municipal, que decorrem de três em três semanas, este ano surgem novas oportunidades de aprendizagem e experimentação.

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Vouzela participam, na escola sede, em atividades de ciências experimentais e no Clube Ciência Viva, enquanto os alunos do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia participam no Clube Ciência Viva, em oficinas de Robótica e em oficinas promovidas pela Biblioteca Escolar, que decorrem na Escola Secundária de Vouzela. Estas atividades complementam o currículo e promovem competências científicas, tecnológicas e de leitura desde cedo.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Carlos Oliveira, “a aposta continuada nestes programas demonstra o compromisso da autarquia com a educação, o desporto e a leitura. Queremos continuar a proporcionar às nossas crianças oportunidades de aprendizagem e crescimento equilibradas, que contribuam para o seu desenvolvimento enquanto cidadãos ativos e saudáveis”, sublinha.

Comments are closed.