Município de Vouzela assina protocolo de parceria com o CINCORK

A Câmara Municipal de Vouzela assinou, recentemente, um protocolo de parceria com o Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça – CINCORK, sediado em Santa Maria de Lamas.

O protocolo visa promover a participação em iniciativas e/ou projetos ligados à sustentabilidade, economia verde e áreas afins, nomeadamente através da vertente cortiça, um material amigo do ambiente, biodegradável, reciclável e renovável e cuja floresta onde se desenvolve, o montado de sobro, contribui para a biodiversidade e a retenção de milhares de toneladas de carbono por ano.

O compromisso de Vouzela com a sustentabilidade, que em dezembro do ano passado obteve o selo de certificação Biosphere Destination, incute-nos uma responsabilidade acrescida, nomeadamente no uso de materiais mais sustentáveis para as atividades que dinamizamos ou projetos que promovemos. Aos poucos vamos introduzindo essas pequenas mudanças que entendemos ser consentâneas com o compromisso que assumimos. A parceria com o Cincork veio ajudar-nos a concretizar mais um passo e é, naturalmente, uma parceria da qual muito nos orgulhamos e que pretendemos ser longa”, considera o presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira.

Na sequência deste protocolo, o FabLab do Cincork gravou e cortou em cortiça o lettering do pórtico de entrada do Festival Gastronómico da Vitela de Lafões e Produtos Regionais, bem como o nome dos cinco restaurantes que marcaram presença no certame.