Município de Vouzela apresentou proposta de revisão do PDM

As linhas gerais da proposta de revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Vouzela foram apresentadas em sessão pública, na passada sexta-feira, dia 28 de Outubro, no Auditório Municipal 25 de Abril.

O documento, que começou a ser revisto em 2001, define quatro eixos estratégicos de desenvolvimento para o concelho: o turismo, possibilitando-se por quase todo o território a instalação de actividades ligadas a este sector; a identidade local, salvaguardando-se a identidade das populações (hábitos, costumes e tradições) e os recursos endógenos; o ambiente construído, preservando o património, nomeadamente o centro histórico de Vouzela e núcleos das aldeias e, finalmente, a economia local, com a criação e ampliação de espaços industriais, salvaguarda das actividades pecuárias como actividade principal ou complemento para o rendimento das famílias, as energias renováveis, e a possibilidade de instalação de outras actividades económicas compatíveis com o território.

O novo PDM prevê ainda a introdução dos conceitos de aglomerados rurais, áreas de edificação dispersa, aumento da área de espaço natural, criação de novas áreas para expansão industrial (Campia, Figueiredo das Donas e Queirã) e de novas áreas para expansão urbana que pretendem dar resposta às necessidades da população, nomeadamente em Alcofra (Agros); Cambra (Modorno); Fataunços (Asneiros/Calvos); Paços de Vilharigues, Moçâmedes, Ventosa (Outeiro da Ribeira) e Vouzela (Caritel e Casela).

Segundo o documento, haverá também um aumento de 3,5 hectares (ha) de solo urbano, ou seja, dos 1424,1 ha do PDM em vigor passar-se-á para 1427,6 ha com a nova proposta.

Telmo Antunes, Presidente da Câmara de Vouzela, mostrou-se satisfeito com o documento final, não só porque uma grande parte das propostas apresentadas pela população ao longo destes anos foi atendida, mas também porque o conjunto de questões a resolver através de Planos de Pormenor está finalizada, nomeadamente Alcofra e Cambra, dando origem a um aumento considerável de área urbanizável.

O autarca referiu ainda que Vouzela será um dos primeiros municípios do país a ter um PDM de 2ª geração, o que significa que, a partir de agora, “aquilo que entendíamos como um entrave ao desenvolvimento do concelho vai deixar de existir”, concluiu.

O PDM é constituído por três volumes, o primeiro diz respeito a estudos de análise de diagnóstico, o segundo é composto pelo relatório da proposta e plantas com propostas sectoriais e o último relativo ao regulamento, planta de ordenamento e plantas de condicionantes.

O período de discussão pública decorre durante o mês de Novembro, sendo que a proposta do PDM poderá ser consultada em www.com-vouzela.pt. Eventuais sugestões, observações, reclamações ou pedidos de esclarecimento de interessados devem ser formulados por requerimento dirigido aos Presidente da Câmara de Vouzela e entregues no Sector de Obras Particulares.