Município de Vouzela apresentou livro sobre património natural do concelho

Foi apresentado no dia 6 de setembro, pelas 15h, no cine-teatro João Ribeiro, o livro “Património Natural – Árvores e Florestas do Concelho de Vouzela”, uma edição da Câmara Municipal de Vouzela e que resultou de um trabalho do biólogo Paulo Pereira, com fotografia de João Cosme, tendo contado também com a colaboração dos técnicos da autarquia, da Universidade de Coimbra, juntas de freguesia e várias entidades ligadas à área ambiental.

Telmo Antunes, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, enaltecendo a qualidade do livro, destacou o trabalho que tem sido desenvolvido, na área do ambiente, durante os doze anos que esteve à frente da autarquia. “Dotámos a câmara municipal de técnicos que constituem uma mais valia e que são sinónimo de competência no que no que ao ambiente diz respeito. Assumimos também a Reserva Botânica de Cambarinho como uma prioridade. Realizámos obras sem descurar o fundamental e a qualidade daquele espaço que é visitado por pessoas de todo o país”, referiu.

O autarca adiantou também que é intenção do município construir um centro de interpretação do loendro, “naquela que é a maior mancha desta espécie no país”, para que o loendro constitua uma atração não só no mês de maio, como também durante os restantes onze meses do ano.

Descrevendo outros projetos e iniciativas realizados na área do ambiente, Telmo Antunes defendeu que no seu entender é no concelho de Vouzela que se tem investido mais nas florestas, nomeadamente em caminhos florestais e noutras infra estruturas.

Também presente na sessão, Rui Ladeira, vereador com os pelouros do Ambiente e Desenvolvimento Rural, explicou que o livro é constituído por 184 fotografias, 29 ilustrações originais, 199 árvores estudadas compreendendo 33 espécies diferentes, 22 delas com flor e 11 coníferas. O responsável adiantou ainda que foram selecionadas 86 árvores, distribuídas por 8 regiões biogeográficas definidas para Vouzela. “Muitas destas árvores são hoje seculares e classificadas como árvores notáveis, fazendo parte não só do património histórico de Vouzela, como também de Portugal”, referiu.

“Em comparação com os registo naturais e com as árvores que foram estudadas até hoje, podemos concluir que Vouzela tem algumas das árvores mais antigas do país, nomeadamente no que diz respeito ao pinheiro manso, ao carvalho negral e ao carvalho alvarinho”, avançou Rui Ladeira.

O vereador deixou ainda algumas propostas na área das florestas que a autarquia pretende promover, nomeadamente a criação de uma área protegida de âmbito local, com decisões a nível local, e com aproximadamente 4 mil hectares, bem como dinamizar ações de cariz turístico, geradoras de riqueza e de negócio à volta do património natural.

A obra foi financiada pela Associação Dão, Lafões e Alto Paiva (ADDLAP) no âmbito do Proder – Programa de Desenvolvimento Rural e estará disponível no Posto de Turismo de Vouzela.