Maus tratos a idosos foram tema central das jornadas de sensibilização promovidas pela Rede Social de Vouzela

A negligência é o tipo de maus tratos mais infligidos aos idosos, seguindo-se o abuso emocional/ psicológico, o abuso financeiros e o abuso físico. Os principais agressores são os filhos, os cônjuges e os netos.

Estes foram alguns dos dados apresentados durante a jornada de sensibilização subordinada ao tema “Paradigma do envelhecimento – Violência e maus tratos ao idoso”, promovida pela Rede Social do Município de Vouzela e que se realizou no dia 24 de outubro, à tarde, no Auditório Municipal 25 de abril.

Dinamizada por José António Guardado Carvalho, enfermeiro, consultor, formador e mestre em Gestão de Cuidados de Saúde, a iniciativa teve como principais objetivos combater a violência, promover a cidadania e a família, promover o bem estar do cidadão idoso, promover o bom nome dos prestadores de cuidados e tornar a sociedade mais justa.

Para o técnico, num país onde os maus tratos físicos e psíquicos contra idosos aumentaram 36% em 2011, a mudança de comportamentos poderá advir da criação de novas políticas direcionadas a esta faixa etária, dando como exemplo a criação de uma Secretaria de Estado para a Terceira Idade.

Estiveram presentes na atividade cerca de 70 pessoas, entre técnicos de instituições particulares de solidariedade social e da saúde de Santa Comba Dão, Tondela, Abraveses, Castro Daire, Moimenta da Beira, Oliveira do Hospital, Oliveira de Frades, S. Pedro do Sul e Vouzela, GNR e outras pessoas interessadas na temática.