Manual de Identidade Alimentar vai ser apresentado em Vouzela

O Manual de Identidade Alimentar de Viseu Dão Lafões vai ser apresentado na próxima sexta-feira, 12 de janeiro, pelas 14h30, no Auditório Municipal de Vouzela.

Desenvolvido no âmbito do Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES) e da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (ESANP), o manual visa promover a dieta mediterrânica, a alimentação equilibrada e saudável e a identidade alimentar do território, numa aliança entre produção local, sazonalidade e sustentabilidade.

O trabalho apostou no envolvimento da comunidade, com a promoção de momentos de partilha de vivências e memórias; sustentado na transdisciplinariedade das ciências da nutrição, da saúde, biológicas, sociais e humanas, numa experiência de cruzamento de conhecimento que aponta a preservação e promoção dos elementos alimentares identitários.

O Manual de Identidade Alimentar de Viseu Dão Lafões é o resultado do primeiro eixo do projeto Identidade Alimentar em Viseu Dão Lafões e surge de uma parceria e candidatura conjunta dos Grupos de Ação Local deste mesmo território, nomeadamente a ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro Arada e Gralheira – entidade coordenadora da parceria; a ADD – Associação de Desenvolvimento do Dão; a ADDLAP – Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva; e a ADICES – Associação de Desenvolvimento Local; e da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

A sessão é aberta à comunidade.