Igreja Matriz de Vouzela assinala 100 anos de classificação como monumento nacional

A Igreja Matriz de Vouzela assinala, a 29 de junho de 2022, o centenário da sua classificação como Monumento Nacional.

A igreja de Nossa Senhora da Assunção de Vouzela, ou igreja Matriz, foi classificada pelo decreto 8216 de 29 de junho de 1922.

Com o objetivo de evocar a data, a Câmara Municipal de Vouzela e a Paróquia de Vouzela prepararam um programa que irá decorrer nos dias 29 de junho, 2 e 16 de julho.

No dia 29 de junho, pelas 17h, será inaugurada, no Museu Municipal de Vouzela, a exposição de fotografia “Igreja Matriz de Vouzela: Crónica em Imagens”, uma mostra que inclui fotos do período compreendido entre 1894 e 2022. Uma hora depois, às 18h, decorrerá uma visita à Matriz orientada por Fátima Eusébio, do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, visita que será realizada através dos estudos de Alexandre Alves, historiador e investigador, que editou em 1985 uma publicação sobre a Igreja Matriz. Às 19h haverá um momento musical, com a participação de Beatriz Carreira e Leonor Lopes e Jorge Duarte e às 19h30 missa evocativa do centenário.

No dia 2 de julho, pelas 17h30, haverá uma recriação histórica, relativa ao ano 1113, intitulada “Evocação dos Patronos da Igreja”.

O programa termina no dia 16 de julho, pelas 17h, com a palestra “A Igreja Matriz de Vouzela: da sua origem à reforma do Românico – Gótica” dinamizado por Manuel Luís Real do CITEM – UP; IEM/ Universidade Nova de Lisboa.