GIP de Vouzela regista aumento no volume de procura pelo serviço

O Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Vouzela tem registado, em 2011, um aumento na procura por parte dos utentes, comparativamente a igual período do ano passado.

Segundo dados do GIP, de Janeiro a Junho, o gabinete prestou informação a 55 jovens adultos desempregados, tendo no ano passado apenas prestado a 8, por outro lado, apoiou 72 utentes na procura activa de emprego, enquanto que em igual período do ano passado apenas apoiou 18 utentes, e realizou acompanhamento personalizado a 96 desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional, tendo apenas acompanhado 46 desempregados, em 2010.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Telmo Antunes, estes números são objecto de duas leituras “primeiro, acreditamos que este serviço tem vindo a afirmar-se e a comunidade já o reconhece e recorre a ele com maior regularidade e depois porque, infelizmente, os ecos da crise que o país atravessa também se reflectem na nossa região, onde o desemprego é também uma realidade”, referiu o autarca.

Para além deste apoio concreto, o GIP de Vouzela tem ainda como principiais objectivos a captação de ofertas de emprego de entidades empregadoras; a divulgação de ofertas de emprego e actividades de colocação; encaminhamento para ofertas de qualificação; divulgação e encaminhamento para medidas de apoio ao emprego, qualificação e empreendedorismo; apoio na elaboração de currículos, entrevistas e candidaturas on-line, e elaboração de candidaturas.

Actualmente, o GIP de Vouzela conta com 100 inscrições, sendo a maior parte constituída por mulheres entre os 24 e os 50 anos.