Gestora do Proder visitou investimentos financiados pelo Proder no concelho de Vouzela

A gestora do Proder (Programa de Desenvolvimento Rural), Gabriela Ventura, deslocou-se ao concelho de Vouzela, no dia 12 de junho, para visitar um conjunto de investimentos financiados pelo programa de desenvolvimento rural.

No limite entre as freguesias de Cambra e Ventosa, e acompanhada pela Diretora Regional de Agricultura e Pescas do centro, a gestora participou na cerimónia de lançamento da primeira pedra do açude da Malhada de Cambarinho, um ponto de água com capacidade para 20 milhões de litros e que auxiliará no combate aos incêndios e na compensação dos recursos aquíferos em situações de seca extrema. A obra terá um investimento superior a 200 mil euros.

Na freguesia de Queirã, Gabriela Ventura inaugurou as obras de recuperação do moinho pedagógico de Igarei e área envolvente, num investimento que rondou os 30 mil euros.

Ao final da tarde, no Salão Nobre da Câmara Municipal, foram entregues pela ADDLAP (Associação de Desenvolvimento Dão Lafões e Alto Paiva) 19 contratos aprovados no âmbito do Subprograma 3 do PRODER/Abordagem LEADER, num investimento total que ascende a 2,8 milhões de euros e com um financiamento comunitário de 1,3 milhões.

As candidaturas apoiadas dizem respeito a entidades públicas, privadas e particulares, nomeadamente: municípios; juntas de freguesia; instituições de solidariedade social; microempresas e grupos culturais e desportivos.

Reconhecendo que o início do Proder não foi o melhor, Gabriela Ventura referiu que essa fase foi já ultrapassada. “Hoje, estamos no plutão da frente no que diz respeito à média de execução da União Europeia, tendo deixado para trás países como Espanha, Itália, Holanda e Reino Unido. Atualmente, imagine-se, estamos a par da França e Alemanha”, adiantou a gestora.

Para Gabriela Ventura o mérito está nos investidores, “porque se não houver gente com coragem para investir, o trabalho do Proder não tem significado. E é por isso que dias como o de hoje são verdadeiras injeções de energia, porque é no terreno que sentimos que o nosso trabalho vale a pena”, sublinhou a gestora.

“O dia de hoje foi uma jornada intensa, mas que permitiu ver no local a implementação dos investimentos financiados pelo Proder e ainda de auscultar os empresários que estão a investir no concelho”, referiu Rui Ladeira, Presidente da Câmara de Vouzela. “Orgulhamo-nos do trabalho que foi feito e queremos continuar a dinamizar projetos de modo a que possamos tornar o território mais humanizado e mais atrativo para os nossos jovens, tornando o interior do país mais desenvolvido e igualitário”, sublinhou o autarca.