Festival de Imagem de Natureza de Vouzela com casa cheia durante três dias

Durante três dias, o cineteatro de Vouzela encheu para celebrar a arte da fotografia de natureza. O Insitu – Festival de Imagem de Natureza decorreu de 2 a 4 de fevereiro e reuniu muitas dezenas de entusiastas da fotografia e amantes da natureza, num evento que é já uma marca e referência de Vouzela.

O festival, que este ano assinalou a sua décima terceira edição, contou com a presença de grandes nomes da fotografia de natureza. Entre os fotógrafos e vídeografos nacionais estiveram Ismael Cunha, Carla Sofia Beato, Tiago Mateus, Jacinto Policarpo, Pedro Rego e João Teles de Vasconcelos. Já a nível internacional marcaram presença o grego Agorastos Papatsanis, especialista em fotos de cogumelos, e o britânico Richard Peters, que para além de dinamizar uma masterclass onde desvendou os segredos para fotografar a vida selvagem, fez uma apresentação sobre como desenvolver técnicas de fotografia explorando as espécies do quintal.

A estes nomes juntaram-se também Gonçalo Elias e José Frade, que apresentaram o livro “Como Observar e Fotografar Aves”, um guia de iniciação para quem pretende começar a fotografar todo o tipo de aves.

O programa foi ainda complementado com dois passeios fotográficos que permitiram aos participantes explorar novas técnicas de fotografia. Dinamizados pelos fotógrafos Daniel Santos e Tiago Mateus os passeios tiveram como cenário o alto de Farves e a Lapa da Meruje, em pleno Parque Natural Local Vouga Caramulo – Vouzela.

Em destaque, este ano, estiveram igualmente as quatro exposições de fotografia indoor e outdoor. No Museu Municipal foi inaugurada a exposição “Generg/ TotalEnergies – Fotógrafo de Natureza do Ano 2024”, que reúne todas as fotos vencedoras do concurso de 2024, na Sala Binaural foi inaugurada a exposição “A Magia dos Cogumelos”, de Agorastos Papatsanis, no Largo Morais de Carvalho a exposição “Endémico: Aves de Portugal” e na rua Comendador Correia de Oliveira a exposição “Alma e Luz” de Nuno Neves, fotógrafo de natureza residente em Vouzela.

Um dos momentos altos do programa foi também a gala de entrega dos prémios do concurso Generg/ TotalEnergies – Fotógrafo de Natureza do Ano, que se realizou na sexta-feira, dia 2 de fevereiro. Este ano a iniciativa voltou a bater recordes de participação com 2.749 fotografias submetidas e 168 fotógrafos inscritos. O vencedor absoluto foi Gilberto Pereira, com a fotografia de uma cabra-montês, imagem que lhe valeu também o primeiro prémio na categoria “Mamíferos”.

Mas outros prémios, monetários e em material, foram entregues a todos os primeiros e segundos lugares das categorias “Paisagem”, “Aves”, “Flora e Fungos”, “Répteis e Anfíbios”, “Peixes e Invertebrados”, “Arte Fotográfica” e “Parque Natural Local Vouzela Caramulo – Vouzela”.

Durante a gala foram também atribuídos os prémios aos participantes do Concurso Juvenil de Fotografia e Pintura de Natureza de Vouzela, o certame realizado a nível local e que este ano quebrou também o recorde de participação.

Para o Presidente da Câmara de Vouzela, Carlos Oliveira, o balanço da iniciativa não poderia ser mais positivo. “Durante cerca de três dias, Vouzela recebeu um evento que é já uma marca do nosso território. Estamos muito satisfeitos pela forma como correu a edição deste ano. Tivemos casa cheia, excelentes palestras e belíssimas exposições que se vão manter patentes nos próximos dias e que criam um circuito cultural e uma atratividade diferentes na vila”, adiantou.

Dando como garantida a realização em 2025, agendada para 31 de janeiro a 2 de fevereiro, Carlos Oliveira sublinha que devido ao seu valor social, de promoção do território e de dinamização da economia local “o Insitu é uma iniciativa em que pretendemos continuar a apostar, fazendo crescer em dimensão e qualidade”, concluiu.

O Festival de Imagem de Natureza de Vouzela é uma organização da Câmara Municipal de Vouzela, financiada pelo Provere iNature e que conta com o apoio da Generg/ TotalEnergies, Associação Vouzelar, Binaural Nodar, Floema e Casa das Ameias.

Comments are closed.