Festas do Castelo privilegiaram talentos locais

Promovida pelo Município de Vouzela, a vila recebeu, de 3 a 8 de Agosto, a 96ª edição das Festas do Castelo.

Fazendo um balanço positivo da iniciativa, Telmo Antunes, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, referiu que se tratou de um programa que privilegiou os talentos locais. “Este ano fizemos uma aposta na prata da casa, tivemos uma noite de karaoke na quinta-feira e um espectáculo de vozes com os jovens de Vouzela na sexta-feira, e portanto, as grandes atracções das Festas, e que representaram a maior despesa do cartaz, foi a actuação do Rouxinol Faduncho, no sábado, e o fogo de artifício no domingo”.

Segundo o autarca, a noite de sábado foi muito concorrida, com mais 400 bilhetes vendidos do que no ano passado, totalizando 1900 entradas. “Continuámos a insistir no fado, mas com um espectáculo de variedades, que foi bem acolhido pelo público e que encheu a Alameda D. Duarte de Almeida nesta noite”, adiantou Telmo Antunes.

De destacar ainda a XII Feira de Artesanato, que se realizou de 5 a 7 de Agosto, e que contou com a participação de 56 artesãos e 48 stands. “Registou-se um aumento de 8 artesãos e 5 stands em relação ao ano passado. Foi uma feira que cresceu em número de artesãos e stands, mas que diminuiu em vendas, não só por termos tido menos visitantes nas festas, mas também porque há, efectivamente, menos dinheiro a circular”, reconheceu o autarca.

Do programa deste ano fez ainda parte, no dia 3, quarta-feira de manhã, a Feira Mensal, o Concurso Pecuário e à noite, a mostra de actividades do concelho e a actuação da Sociedade Musical Vouzelense.

No dia 5, a actuação da Sociedade Musical Cultura e Recreio de Paços de Vilharigues e à noite a actuação dos grupos CãoFusão, The Why e Dj Beetle The Bug.

A chuva na manhã do dia 6 cancelou o Percurso Pedestre PR1 – Nª Srª do Castelo, mas o programa continuou à tarde com os workshops de artesanato, o I Torneio de Sueca “Festas do Castelo”, promovido pela Associação Os Vouzelenses e a actuação da Filarmónica Verdi Cambrense. À noite, depois do artista Rouxinol Faduncho, o palco foi da Banda Red.

No domingo, dia 7, realizou-se o passeio de cicloturismo, pelas 9h, numa organização do Vasconha BTT e, às 16h, o desfile de Ranchos Folclóricos que contou com a presença do Grupo Carnavalesco de Campia, da Sociedade Musical de Moçâmedes, do Rancho Folclórico e Etnográfico “As Capuchinhas de S. Silvestre” de Vasconha, do Folk Group LisZirandulis de Itália, do Grupo Folclórico Danças e Cantares de Carreç, de Viana do Castelo e das Estampas Mexicanas Ballet Folklorico do México. À noite o Festival Internacional de Folclore e o tradicional fogo de artifício.

As Festas do Castelo terminaram na segunda-feira, dia 8, com baile popular com a Banda Tribo.