Exposição dos 100 anos da chegada do comboio a Vouzela inaugurada no dia 5 de novembro

Foi inaugurada no dia 5 de novembro, ao final da tarde, no Museu Municipal, a exposição “100 Anos da Chegada do Comboio a Vouzela”. A inauguração marca o início das comemorações do centenário da chegada do comboio a Vouzela, promovidas pela Câmara Municipal e pela Associação D. Duarte de Almeida.

Foram várias as entidades presentes, de onde se destaca a presença do Presidente do Conselho de Administração da Fundação Museu Nacional Ferroviário, Jaime Ramos, párocos do concelho, representantes das escolas e antigos ferroviários da Linha do Vouga.

A mostra conta com diversos objetos ligados à atividade ferroviária, que durante 77 anos fez parte da realidade do concelho de Vouzela. Espólio documental, fotografias, uma mini pista de comboios, fardas, carris e o boneco “pilinhas” são alguns dos motivos que fazem parte desta exposição que estará patente até ao mês de dezembro.

Na ocasião, Rui Ladeira, Presidente da Câmara de Vouzela, sublinhou a importância da iniciativa. “Por tudo o que esteve relacionado com a passagem do comboio em Vouzela, não só em termos de desenvolvimento económico, mas sobretudo das relações humanas que se criaram, a Câmara Municipal não poderia deixar de se associar a estas comemorações”.

O autarca anunciou ainda, durante a inauguração, que a Câmara Municipal pretende criar um núcleo museológico da atividade ferroviária no concelho. “Em virtude do vasto espólio existente e de outro que pode ficar protocolado com a Fundação do Museu Nacional Ferroviário, estamos em crer que é possível criar um espaço que evoque esta atividade e a sua ligação ao concelho”, concluiu.

As comemorações dos 100 anos da chegada do comboio a Vouzela terão continuidade, já no dia 16 de novembro, com a caminhada do centenário, e no dia 30 de novembro um almoço convívio com descerramento de placa evocativa e uma tertúlia sobre a época do caminho-de-ferro na linha do Vale do Vouga.