Escola Secundária de Vouzela inaugura obras de requalificação

A Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, e a diretora da Direção Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, inauguram, hoje, dia 16 de junho, a primeira fase das obras de requalificação da Escola Secundária de Vouzela.

Desde a sua inauguração, a 21 de fevereiro de 1987, que este equipamento nunca sofreu obras de fundo, à exceção dos laboratórios de Física, Química e Biologia e do espaço da Biblioteca. “Tornava-se por isso imperiosa a sua requalificação, solicitação feita por diversas vezes às entidades competentes”, disse na sessão o diretor da escola José Alberto Pereira.

Satisfeito com a conclusão da obra, o diretor considera que “foi edificada uma nova escola, com espaços mais dignos, uma escola mais preparada e capaz de responder às demandas educativas e principalmente uma escola capaz de fazer frente aos desafios do presente e do futuro”.

Também Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela, se congratulou pela conclusão da obra. “Este é um momento muito relevante para os vouzelenses, num caminho que é importante enaltecer. Demonstrámos a vários governos, com vários intervenientes, em momentos distintos, que a escola secundária precisava de obras estruturais que dignificariam a aprendizagem dos nossos alunos e as condições de trabalho dos professores. E conseguimo-lo, com muitas dificuldades é certo, mas através de um trabalho conjunto e de parceria regional entre a CCDRC, a DREC e a CIM Viseu Dão-Lafões”.

O autarca enalteceu também os bons resultados que a escola tem tido, nomeadamente nos rankings escolares. “A secundária de Vouzela foi considerada, recentemente, como a melhor escola pública a nível nacional nos exames de Matemática A, facto que nos orgulha a todos e que é mérito de todos os intervenientes desta comunidade escolar”, disse.

Felicitando os intervenientes pela conclusão da obra, Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, defendeu que é “importantíssimo para o sucesso escolar” um espaço físico que permita boas condições de ensino. “Não há desenvolvimento de nenhum país, região ou concelho sem uma boa educação, são necessários bons professores, que defendam bem os seus currículos, pessoal auxiliar motivado, comunidade educativa empenhada e competente, mas é também fundamental um espaço físico que permita que todos estes intervenientes possam fazer o seu melhor, garantindo o sucesso na aprendizagem. Por isso, hoje é um dia de celebração pela obra que se inaugura”, defendeu.

O custo total da empreitada de modernização é de 1.476.599,71 euros, tendo sido financiada em 1.134.097,65 euros. Destes, 963.983 euros (85%) foram financiados por verbas europeias, no âmbito do Programa Operacional Regional Centro 2020, 85 mil euros (7,5%) comparticipados pelo Ministério da Educação e 85 mil euros (7,5%) pela Câmara Municipal. A autarquia de Vouzela assumiu ainda o diferencial não elegível, os custos com o projeto e a fiscalização de obra, num esforço financeiro total de cerca de 428 mil euros.

A obra contemplou a criação de uma área de recreio coberta e uma área de convívio para os alunos, a instalação de um elevador, a ampliação e reformulação da biblioteca, a beneficiação das instalações sanitárias, de algumas salas de aula, do gabinete de direção e secretaria, bem como o alargamento da zona do refeitório e intervenção na zona técnica.