Escavações arqueológicas em sepulcros pré-históricos durante o mês de julho

De 4 a 30 de julho estão a decorrer trabalhos de escavações arqueológicas em vários sepulcros pré-históricos do concelho de Vouzela.

Estes trabalhos de escavação inserem-se no projeto de investigação “Megálitos, espaços, gentes e ambiente nas manifestações tumulares pré e proto-históricas de Lafões”, aprovado pela Direção-Geral do Património Cultural, do Ministério da Cultura, para o quadriénio de 2020-2023. Este projeto resulta de protocolo de colaboração firmado com a Universidade do Algarve e tem em vista a inventariação, estudo e valorização deste singular património vouzelense.

Entre outros sítios, os trabalhos de campo decorrerão principalmente na vasta necrópole megalítica do Marco da Mata, na freguesia de Campia, onde se estão a recolher diversas elementos sobre a sua organização espacial e a cronologia dos seus numerosos sepulcros. É a primeira vez que têm lugar escavações arqueológicas nesta freguesia no âmbitos dos mais recentes projetos de investigação no concelho.