Em dia de Feriado Municipal Câmara de Vouzela presta homenagem a duas individualidades e duas empresas do concelho

O Município de Vouzela prestou homenagem no Feriado Municipal, dia 14 de maio, às empresas T&T e MDP, a Sara Sousa e a António Lopes da Costa, a título póstumo.

A sessão solene realizou-se no Salão Nobre, pelas 12h, e nela estiveram presentes o Presidente da Assembleia Municipal, os vereadores da autarquia, presidentes de junta, associações e forças vivas locais.

“Esta é a primeira vez que a autarquia junta empresas e pessoas na mesma homenagem, esta é a primeira vez que homenageamos empresas e a primeira vez que homenageamos alguém tão jovem! É de facto uma homenagem intersetorial e intergeracional da qual muito nos orgulhamos!”, referiu Telmo Antunes, Presidente da Câmara de Vouzela.

“Celebramos a capacidade empreendedora, a audácia, a solidez e o êxito das empresas T&T, Lda sedeada no Crasto de Campia e da MDP – Manuel Dias & Primo, Lda, sedeada em Vouzela. Celebramos a generosidade, a simplicidade, o amor e a dedicação à terra do saudoso António Lopes da Costa e o trabalho, o empenho, a determinação e o talento da Sara Sousa”, destacou o autarca.

Na sua intervenção, Telmo Antunes enalteceu ainda o papel destacado que estes cidadãos e empresas têm vindo a desempenhar, “contribuindo com a sua intervenção para o prestígio, desenvolvimento e progresso da nossa terra”, concluiu.

Os homenageados mostraram-se orgulhosos com a distinção, encarando-a como um estímulo para continuar a fazer mais e melhor.

T&T, Lda

Fundada em 1992, no Crasto de Campia, a T&T é uma empresa que presta serviços na área das energias alternativas, climatização, instalações elétricas, domótica e tratamento de águas.

Com cerca de 50 colaboradores, recebeu, em 2011, o estatuto PME Excelência, tendo sido também PME Líder em 2010 e distinguida no âmbito do concurso Prémio Greenbiz na categoria Green Energie, pelo reconhecimento das práticas inovadoras para a diminuição da pegada ecológica. É também a 1ª Eco-empresa nacional.

É certificada pela norma ISO 9001, desde 1999, e, atualmete, está em fase de integração dos sistemas de Qualidade, Ambiente e Segurança.

Em curso está também a construção da nova sede.

MDP – Manuel Dias & Primo

A MDP foi fundada, em Vouzela, em1990 dedicando-se à atividade de serralharia.

Ao fim de três anos, mudou a sua sede social para a Zona Industrial do Monte Cavalo, onde edificou um pavilhão para a produção de estruturas metálicas de grande porte. Com esta expansão, a sua atividade principal passou a ser a construção de pavilhões industriais e outras estruturas metálicas.

Graças a uma constante procura por soluções inovadoras e diferenciadoras face ao mercado tradicional da construção civil, desenvolveu um novo processo de construção de moradias, diferente da construção tradicional, apostando numa nova forma de construir, com base em estruturas de aço leve, e a utilização de materiais mais recentes, eficientes e tecnicamente evoluídos, tendo mesmo marca própria registada a nível nacional.

Tem atualmente 21 colaboradores nos seus quadros, e desde 2010 que está presente no mercado francês.

É também uma empresa distinguida com vários prémios, tendo recebido o estatuto PME Líder em 2009, 2010 e 2011 e a distinção de PME Excelência em 2011.

António Lopes da Costa

Homenagem a título póstumo. António Lopes da Costa esteve ligado à Sociedade Musical Vouzelenese, onde foi executante durante muitos anos e mais tarde foi também professor de música.

Era um homem interessado pela história e cultura de Vouzela, tendo efetuado diversos escritos, nomeadamente sobre personalidades do concelho.

Era casado com Fernanda Cosme Lopes de quem tinha um filho.

Sara Sousa

Nadadora da Associação Cultural e Recreativa dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Vouzela, Sara Sousa é campeã nacional de natação nos 100 metros costas e vice-campeã nos 200 costas e nos 100 mariposa.

Já em 2012, sagrou-se penta campeã regional de infantis e penta campeã do zonal norte. Recentemente, foi chamada à seleção Regional da Associação de Natação de Aveiro para participar na taça Vale do Tejo, onde obteve o primeiro lugar nas provas de 100 metros costas e 100 mariposa.

Sara Sousa tem 12 anos e é da freguesia de Queirã.