Doce Vouzela contou com a presença de 15 produtores da região

A Alameda D. Duarte de Almeida, em Vouzela, acolheu a 5ª edição do Doce Vouzela – Festival de Doçaria, que se realizou nos dias 27 e 28 de Julho.

Com o objetivo de promover a doçaria da região, o certame contou com a presença de quinze doceiros na sua maioria de Vouzela, mas também de Oliveira de Frades e de S. Pedro do Sul. Segundo o presidente da autarquia, Telmo Antunes, “estavam inscritos dezoito produtores, o mesmo número do ano passado, mas contingências de última hora obrigaram à desistência de três doceiros”, confirmou.

Pasteis de Vouzela, caladinhos, beijinhos, almendrados, raivas, cavacas, tigeladas, natas, queijadas, tartes e bolos diversos fizeram as delícias das várias centenas de pessoas que passaram pelo festival durante o fim de semana passado.

“Há uma novidade a destacar, é que este ano tivemos também três produtores a introduzir o mirtilo na doçaria que confecionam. É um dado positivo que convém relevar e que mostra uma outra perspetiva da dinamização da economia local que este festival provoca, já que este fruto é adquirido aos produtores da região”, adiantou Telmo Antunes.

Para além dos espetáculos musicais, “Realejo” no sábado e “A Guitarra Portuguesa e o Fado” no domingo, a edição deste ano contou com a tradicional exposição de cake design, o segundo encontro de colecionadores de pacotes de açúcar, que juntou vários colecionadores de todo o país e a observação astronómica pela FISUA – Associação de Física da Universidade de Aveiro.

Novidade foi o concurso de bolos de noiva, que contou com a participação de 7 bolos, tendo ganho o primeiro prémio Carla Maria Araújo Quintas, de Guimarães, e os workshops de cakepops e cupcakes, destinado aos mais novos, e o de bombons de chocolate, para o público em geral.

A chuva que se fez sentir no domingo acabou por condicionar a afluência de público e a realização de algumas atividades, mas o balanço feito pela autarquia foi muito positivo.

Comments are closed.