Conselho Municipal de Segurança de Vouzela analisa criminalidade no concelho

O Conselho Municipal de Segurança de Vouzela reuniu, no dia 23 de abril, para analisar a criminalidade no concelho de Vouzela, durante o ano de 2013.

De acordo com os dados fornecidos pela Procuradora do Ministério Público da Comarca de Vouzela, a situação do concelho não é preocupante, no entanto, “no que diz respeito ao crime, a tolerância deveria ser zero”, refere Ana Claúdia Peixoto.

Apesar da situação estável do concelho, a procuradora salientou a relevância dos crimes de violência doméstica que, comparativamente com os outros, são significativos. “É um crime que nos preocupa em particular, porque normalmente estão envolvidas crianças e que por isso merece especial cuidado das entidades. E aqui há também a destacar a importante parceria com a CPCJ de Vouzela que, com o trabalho ativo e diligente que realiza, nos faz chegar toda a informação disponível”, sublinhou a responsável.

A procuradora deixou ainda algumas palavras sobre a conversão do Tribunal de Vouzela em Secção de Proximidade. “Não sabemos em que termos se vai concretizar esta mudança, mas espero que isso não afaste os cidadãos da Justiça”, concluiu.

Fernando Ferreira, Comandante da GNR de Vouzela, também realçou o aumento dos crimes contra as pessoas, que de 55 em 2012 passaram para 73 em 2013, tendo dado especial enfoque aos crimes de violência doméstica, que em 2013 se registaram 20. Ainda segundo o responsável, também sofreram aumento os acidentes rodoviários, que de 107 em 2012 passaram para 125 em 2013.

Apesar destes aumentos, as estatísticas da GNR apontam estabilidade e diminuição noutros tipos de crime, nomeadamente nos crimes contra o património, em que houve uma diminuição de 160 para 135, sendo que o decréscimo se verifica desde 2011; os crimes contra a vida em sociedade que se mantiveram com 25 ocorrências e os crimes contra o Estado com 2 ocorrências, as mesmas de 2012.

Relativamente à avaliação por freguesias, a que regista um maior número de crimes é a de Vouzela/ Paços de Vilharigues com 56; seguida da de Cambra/ Carvalhal de Vermilhas com 40; a de Campia com 32; a de S. Miguel do Mato com 31; a de Alcofra com 21; Fataunços/ Figueiredo das Donas, Queirã e Ventosa com 20 e a de Fornelo do Monte com 8.

Na avaliação global que fez, o Comandante Fernando Ferreira considera o concelho de Vouzela seguro. No seu entender, atendendo ao número de efetivos disponíveis no posto de Vouzela, a GNR tem feito o possível para assegurar patrulhas diárias às freguesias e às escolas.

A encerrar a sessão, o Presidente da Câmara, Rui Ladeira, referiu que os bons indicadores apresentados espelham o trabalho levado a cabo pela GNR, solitando aos presentes que colaborem com a força de segurança comunicando as situações que considerem anormais.