Concurso Pecuário de Vouzela premeia qualidade de gado caprino e bovino

Promovido pela C.A.V. – Cooperativa Agrícola de Vouzela, CRL e Câmara Municipal de Vouzela, com a colaboração da Direcção Geral de Veterinária, realizou-se no dia 3 de Agosto, pelas 10h00, no lugar da Feira em Vouzela, a 41ª edição do Concurso Pecuário de Gado Bovino e Caprino, integrado no programa das Festas do Castelo 2011.

Com esta iniciativa, a organização pretendeu, para além de promover o convívio entre produtores, incentivar e fomentar a actividade pecuária na região de Lafões, bem como premiar a qualidade dos animais autóctones, especialmente os bovinos de raça arouquesa e mirandesa.

Estiveram a concurso 72 animais, sendo 29 bovinos e 45 caprinos, correspondendo a um total de 28 produtores inscritos. Segundo João Caseiro, Veterinário Municipal, registou-se um aumento de 14 animais e de 8 produtores em relação à edição de 2010. “As pessoas recomeçam a vir a esta iniciativas, não só por causa do orgulho que têm nos seus animais, como também pelos incentivos que são atribuídos. Diariamente é feito um trabalho para motivar os produtores e esse trabalho acaba por ter reflexo na participação nos concursos pecuários”, referiu o Veterinário Municipal.

Os prémios variaram entre os 20 e 40 euros na classe dos caprinos e de 30 a 90 euros na classe dos bovinos. Foram ainda entregues duas menções honrosas e prémios de presença aos produtores que não obtiveram qualquer classificação.