Comemorações do Dia Mundial da Floresta de 18 a 26 de março

Vouzela vai assinalar o Dia Mundial da Floresta com um conjunto de iniciativas que se vai realizar de 18 a 26 de março.

As atividades destinam-se à comunidade escolar e ao público em geral e têm como objetivo sensibilizar a comunidade para a importância da salvaguarda da biodiversidade, bem como a promoção e valorização da floresta.

As atividades têm início a 18 de março, pelas 14h, com uma plantação de árvores na localidade de Fiais (Campia), em parceria com o Agrupamento de Escuteiros 649 Campia.

De 20 a 24 de março, os alunos e alunas dos agrupamentos de escolas de Vouzela e de Vouzela e Campia irão participar em caminhadas, plantações e sementeiras, estando também prevista uma visita ao ecocentro do concelho.

De 20 a 31 de março irá estar patente no espaço da associação Vouzelar, na Galeria Leituras (In)esperadas, a exposição e projeção audiovisual “Floresta de Saberes”, alusiva às vivências e à relação que a população de Vouzela tem com a sua floresta.

No dia 25, sábado, entre as 9h e as 13h, irá decorrer um Treino Operacional de Postos de Comando, que prevê a realização de um simulacro de incêndio na freguesia de Ventosa.

Ainda no dia 25, a partir das 10h30, a Montis – Associação para a Gestão e Conservação da Natureza irá promover um passeio interpretativo à Quinta das Lamas, em Vouzela, e pelas 17h, decorrerá uma visita à exposição “Expressão Natural”. Trata-se de uma mostra de ecoarte, criada a partir de materiais reutilizados ou recolhidos da natureza, realizada pelos estudantes do concelho no âmbito da disciplina de Educação Visual.

O programa termina no dia 26, com uma ação de voluntariado e sensibilização que se realizará na mata da Senhora do Castelo, pelas 9h30.

——————————————————–

18 março – 14h

Plantação de árvores em Fiais – Campia

Ponto de encontro: junto à capela de Fiais

Apoio: Agrupamento de Escuteiros 649 Campia

20 a 24 de março

Atividades nos agrupamentos de escolas

(caminhadas, visita ao ecocentro, plantações, sementeiras)

Apoio: Agrupamento de Escolas de Vouzela; Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia, Associação Vouzelar.

20 a 31 de março

Exposição e projeção audiovisual “Floresta de Saberes”

Local: Vouzelar (na Galeria Leituras (In)esperadas)

Organização: Associação Vouzelar