CEIT e Coimbra Business School estudam marca Vouzela

O CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial e a Coimbra Business School | ISCAC encontram-se a desenvolver um estudo diagnóstico sobre o modelo de gestão da marca Vouzela.

A iniciativa insere-se no âmbito do Portugal Branding – Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais, que, após o seu lançamento, tem vindo a trabalhar com diversos municípios no mapeamento e identificação das melhores práticas de gestão de marcas territoriais em Portugal.

Neste contexto, uma equipa de especialistas encontra-se a analisar criteriosamente a marca Vouzela através de uma matriz de avaliação que abrange diversos pilares desde a governação, identidade e perceção da marca, visão estratégica, modelo operacional e a avaliação e monitorização.

Segundo explica Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, “O objetivo do estudo, além de poder identificar as melhores práticas de gestão da marca, é apoiar o município de Vouzela na deteção de oportunidades de melhoria e recomendações de evolução para uma autêntica operação estratégica de branding e de marketing territorial.”

A marca Vouzela tem vindo cada vez mais a consolidar a sua reputação no contexto regional e nacional através de um posicionamento claro orientado para a sustentabilidade em toda a sua amplitude. Ao mesmo tempo que respeita e valoriza o seu passado, consegue lançar-se rumo ao futuro estimulando o seu espírito empreendedor e criando um constante ambiente de renovação e crescimento para a comunidade, investidores e turistas, aponta o responsável.

O referencial estratégico que suporta o modelo de avaliação foi desenvolvido ao longo de dois anos por docentes e investigadores e visa estabelecer um padrão científico na gestão de marcas territoriais, proporcionando orientações claras para a melhoria da estratégia de branding e marketing territorial.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Carlos Oliveira, “este estudo permite, por um lado, promover a marca Vouzela no contexto académico e, por outro, consolidá-la entre pares, ou seja, entre autarquias que a nível nacional também fazem parte deste estudo da Coimbra Business School/ ISCAC. Nós sabemos como a nossa marca reflete a identidade do nosso concelho e a força do nosso território. Mas é importante para nós perceber como é que ela é vista ou percecionada por quem estuda estas matérias, em que fase do seu ciclo de vida se encontra, o que podemos fazer para melhorar a sua performance, entre outras informações ou orientações importantes que este estudo nos poderá dar”, considera Carlos Oliveira.

Alexandre Gomes da Silva, presidente da Coimbra Business School | ISCAC, sublinha que estes estudos “conjugam o rigor da investigação científica com a implementação prática, respondendo assim às exigências da atual competitividade. Neste contexto, continuamos a reforçar cada vez mais o nosso Observatório de Branding Territorial, enquanto laboratório nacional de excelência na formação e investigação de marcas territoriais, promovendo uma relação sinérgica entre a academia e as autarquias.”

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