By.Vouzela visa aproveitar resíduos têxteis de empresas locais e transformá-los em novos produtos

Foi aprovada a candidatura de Vouzela aos Prémios Caixa Social 2022.

Denominado By.Vouzela, trata-se de um projeto que tem como base um modelo social colaborativo de produção e assente no conceito de economia circular aplicado à reutilização de resíduos da indústria têxtil local.

Para o efeito, será criada uma oficina de costura na comunidade que permita a produção de novos produtos, através de matéria prima resgatada da indústria local, que de outra forma seria incinerada ou colocada em aterro, proporcionando uma receita extra aos munícipes que quiserem assumir o trabalho de produzir peças de eco-design em registo de up cycling (criação de novos produtos através de materiais já existentes).

São parceiros do projeto By.Vouzela a Câmara Municipal, a Associação Vouzelar e a UF de Cambra e Carvalhal de Vermilhas (promotores), as empresas Faurecia e Brintons (que fornecem a matéria prima), a Escola Profissional de Vouzela (com a criação de produtos através dos alunos do curso de design de moda), a Universidade da Beira Interior (que desenvolverá um estudo sobre o projeto By.Vouzela), a Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (que irá contribuir com a criação de design de moda e gráfico para a diferenciação estilística do projeto), o CEARTE (que pretende contribuir com formação de tear para a comunidade de Vouzela com o objetivo de recuperar a tradição do tear de linho) e a designer Daniela Pais da Elementum (marca de roupa sustentável) e que irá desenvolver uma linha de produtos para o projeto By.Vouzela e acompanhar a formação do Cearte no desenvolvimento do ciclo From Farm do Fabric to Fashion.

Para o Presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, este é um projeto que cumpre as três dimensões da sustentabilidade: a ambiental, a social e a económica. “Trata-se de um projeto alinhado com aquele que tem sido o compromisso do Município em tornar-se cada vez mais sustentável e que, de resto, tem envolvido a comunidade em vários quadrantes. Centrado no modelo de economia circular, o projeto pretende dar um impulso à produção local no setor têxtil, minimizando desperdícios, valorizar as tradições e património da região e que criar valor para a comunidade”, considera.

Envolvendo cerca de 600 candidaturas, a presente edição dos Prémios Caixa Social distinguiu 29 projetos a nível nacional, tendo a candidatura de Vouzela sido contemplada com um financiamento de 15 mil euros.

Comments are closed.