by. Vouzela – projeto de economia circular – vai ser apresentado no dia 10 de novembro

A Vouzelar – Associação de Promoção de Vouzela e a Câmara Municipal de Vouzela vão apresentar publicamente, no dia 10 de novembro, pelas 11h, na sede da Associação Cultural e Recreativa de Cambra, o projeto by.Vouzela.

Seguindo o conceito de economia circular, o projeto envolve a criação de uma oficina de costura na comunidade que permita a produção de novos produtos, através de matéria prima resgatada da indústria local e que de outra forma seria incinerada ou colocada em aterro. As peças de eco-design daí resultantes serão posteriormente colocadas à venda gerando receita para quem as criou.

Trata-se de um projeto alinhado com aquele que tem sido o compromisso de Vouzela em tornar-se cada vez mais sustentável e que tem envolvido a comunidade em vários quadrantes.

São parceiros do projeto a União de Freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas, a Associação Cultural e Recreativa de Cambra, as empresas Faurecia e Brintons (que fornecem a matéria-prima), a Escola Profissional de Vouzela, a Universidade da Beira Interior e a Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.

A iniciativa conta com uma verba de 15 mil euros, fruto da vitória dos Prémios Caixa Social 2022, da Caixa Geral de Depósitos.