Bienal Internacional de Arte Jovem regressa a Vouzela em Outubro

De 5 a 10 de outubro, Vouzela vai ser palco para a 5ª Bienal Internacional de Arte Jovem, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vouzela e que conta com o apoio da Galeria de Arte de Évora – Teoartis.

Tendo como principais objetivos estimular a aproximação entre culturas, o diálogo, a dinamização cultural da vila de Vouzela e o despertar e desenvolvimento das capacidades artísticas dos jovens, principalmente no âmbito da pintura, nesta Bienal irão participar 15 alunos e 8 professores vindos da Hungria, Índia, Roménia, Rússia, Sérvia e Ucrânia.

O momento alto desta bienal será os ateliers abertos, onde os jovens, entre os 14 e os 18 anos, espalhados por Vouzela, colocarão nas telas as impressões que vão recolhendo dos lugares mais emblemáticos da vila e do concelho. De destacar ainda o programa social que prevê visitas a Viseu e a Aveiro.

O encerramento da Bienal está previsto para o dia 10, com exposição dos trabalhos e entrega de prémios.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Telmo Antunes, as expectativas relativamente à 5ª Bienal são altas. “Este é um evento que constitui um acontecimento cultural e artístico de grande importância para o concelho e do qual têm resultado trabalhos impressionantes e de grande qualidade. A nossa expectativa é que esta edição seja mais um enorme sucesso”, considera o autarca.

PROGRAMA:

5 Outubro

Manhã cultural – Passeio a Aveiro

Almoço (Fórum Aveiro)

Praia da Barra e Costa Nova

6 Outubro

Manhã – atelier aberto

Almoço (Flor do Zela)

15h – abertura oficial da Bienal no Salão Nobre dos Paços do Concelho

/ Outubro

Atelier aberto

Almoço (restaurante Coraçaõ de Lafões)