Biblioteca Municipal de Vouzela e Solar de Cambra receberam classificação de interesse público

A Biblioteca Municipal de Vouzela – antigo edifício dos Paços do Concelho e o Solar de Cambra, no Largo do Cruzeiro, receberam a classificação de Imóvel de Interesse Público pela Secretaria de Estado da Cultura.

O processo iniciou-se em 1984, tendo na altura sido submetido para classificação, para além dos dois imóveis agora distinguidos, o edifício do Museu Municipal de Vouzela.

Estes dois edifícios juntam-se agora a outros imóveis no concelho já classificados, designadamente as ruínas do Castelo de Vilharigues, a Igreja Paroquial de Cambra, a Capela da Casa de Prazias, em Ventosa, a Igreja Matriz de Fataunços e o Pelourinho de Vouzela.

A classificação de património edificado visa a proteção dos monumentos do país nas suas vertentes histórica, cultural, estética, social, técnica e científica.

Além de interesse público, os imóveis ou conjuntos edificados podem ser classificados como monumentos nacionais e de interesse municipal.