ASSOL expõe instrumentos musicais feitos em papel reciclado no Museu Municipal de Vouzela

A Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal de Vouzela vai acolher, de 26 de outubro a 26 de novembro, a exposição “Música de Todos os Tempos”, uma mostra de instrumentos musicais construídos a partir de papel reciclado por pessoas apoiadas no Centro de Atividades Ocupacionais da ASSOL.

Motivados pelo tema “Música de todos os Tempos” e pelos 200 anos de Verdi, os utentes da ASSOL desenvolveram os trabalhos, agora expostos, no verão de 2013. A mostra motivou ainda o grupo para a exploração da música clássica e dos instrumentos que compõem uma orquestra.

No ano seguinte, em abril 2014, os instrumentos estiveram em exposição na Casa de Música no Porto e, em 2016, são expostos, pela primeira vez, no Museu Municipal de Vouzela. Regressam em 2023 para assinalar o mês em que se comemora o Dia Internacional de Música.

Desde 2018 que os instrumentos estão expostos no Conservatório de Música “Dr. José de Azeredo Perdigão”, em Viseu, que gentilmente os cedeu para esta mostra no Museu Municipal de Vouzela, que será inaugurada no dia 26 de outubro, pelas 15h.

• ASSOL – Associação de Solidariedade Social de Lafões

É uma IPSS dedicada ao apoio a pessoas com deficiência e incapacidade e também pessoas com doença psiquiátrica crónica e incapacitante.

Os apoios da ASSOL centram-se na região de Lafões, concelhos de Oliveira de Frades, Vouzela e S. Pedro do Sul, mas em algumas valências abrangem também os concelhos de Castro Daire, Tondela, Vila Nova de Paiva, Mortágua, Albergaria e Mangualde.

As metodologias utilizadas são o Planeamento Centrado na Pessoa, que valoriza como centro dos apoios o futuro desejado por cada pessoa, e a Pedagogia da Interdependência, cujo propósito último é a criação de laços afetivos positivos respeitando a individualidade e os seus direitos.