Artista inglesa Niki White expõe ‘Metamorfose’ no Museu Municipal de Vouzela

“Metamorfose” é o nome da exposição de pintura da artista inglesa Niki White que vai estar patente no Museu Municipal de Vouzela, de 5 a 30 de novembro, com inauguração oficial no dia 7, pelas 15h.

A mostra “é uma via para transportar a veia artística da pintora à região e a todo o país”.

Nascida e crescida em Londres, Niki White aprendeu a pintar sozinha aos 10 anos. Não veio de uma família de artistas, apesar dos seus pais serem pintores, mas na realidade não aprendeu nada com eles. Sempre teve gatos e cães, daí os seus primeiros desenhos terem sido animais. O primeiro quadro que vendeu foi a pintura dum cavalo de um vizinho.

Em 1991 exibiu em Londres. Alguém entrou na galeria e comprou todos os seus quadros e isso deu-lhe a inspiração e a confiança para continuar a pintar.

Em 2001 entrou na polícia londrina. Nessa altura não tinha muito tempo para pintar, pois a profissão era stressante e exaustiva. Por volta de 2012 começou a sonhar com uma vida tranquila e a planear mudar-se para um lugar pacífico. Em 2016 comprou a escola primária de Freixo (Serrazes, São Pedro do Sul) e começou os preparativos para a mudança. Em 2017 deixou a Inglaterra de vez e mudou-se para Portugal.

Restaurou a escola, que considera o seu lar, para além de ter um atelier ideal para a pintura e continuar a criar e a explorar as suas capacidades. Desde então tem pintado quadros desafiantes, alguns desenhados à
medida, como carros, sapatos, fachadas de casas, outros inspirados na natureza circundante…

A artista tenciona melhorar as técnicas de pintura oferecendo aos outros a sua arte para que estes se sintam mais felizes…

Comments are closed.