Alunos de Vouzela criam filme “O Leão e o Rato”

Destinada aos alunos do 1º Ciclo e Jardim de Infância de Vouzela, a Câmara Municipal promove amanhã, dia 12 de junho, pelas 9h45, no cine-teatro João Ribeiro, uma sessão de cinema com filmes da categoria infantil do Festival Internacional de Cinema de Animação – Cinanima, que se realiza todos os anos em Espinho.

Durante a sessão, será também exibido o filme “O Leão e o Rato” realizado no âmbito do projeto “O cinema na Escola”, promovido pela autarquia em parceria com o Agrupamento de Escolas de Vouzela. Trata-se de um filme de animação feito com recurso a técnica stop motion e criação de personagens em plasticina.

O projeto pretendeu promover o primeiro contacto das crianças com o mundo do cinema de animação, dando-lhes oportunidade de aprender as várias etapas para animar objetos e bonecos. Durante o processo, os alunos foram envolvidos na escolha do tema, técnicas de animação das imagens, gravação de diálogos, captação dos fotogramas (animação), sonorização, montagem e edição.

Depois da montagem do cenário, animação e de dar voz às personagens chegou a hora de visionar o resultado final.