Alunos de Vouzela apresentam projetos empreendedores no Concurso Municipal de Ideias

No dia 6 de maio, o Cine Teatro João Ribeiro, em Vouzela, recebeu o II Concurso Municipal de Ideias, promovido pelo Município de Vouzela e Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões (CIM).

Na abertura da iniciativa e dirigindo-se aos jovens presentes, Telmo Antunes, presidente da Câmara Municipal de Vouzela, saudou o empenho de todos no projeto e em jeito de provocação pediu-lhes o primeiro lugar na edição deste ano, uma vez que no ano passado Vouzela ficou em terceiro lugar no concurso intermunicipal.

Também Nuno Martinho, da CIM Dão Lafões, agradeceu o empenho dos jovens e dos professores das escolas envolvidas na iniciativa, realçando o grande “exemplo de empreendedorismo que demonstraram”.

O responsável sublinhou também que se trata de um projeto que envolve 2200 alunos de 49 escolas da região e que visa tornar os jovens “mais empreendedores, mais audazes, mais dinâmicos e menos receosos de apostar em ideias empreendedoras”, destacou.

Nuno Martinho adiantou ainda que depois da conclusão do ano letivo se irá realizar um campo de ferias destinado aos alunos da região e no qual se irão desenvolver diversas atividades e workshops sobre empreendedorismo. O campo de férias terá lugar em Carvalhais, S. Pedro do Sul e decorrerá de 2 a 6 de Julho.

Durante a tarde foram apresentadas seis ideias, por quinze alunos da Escola Secundária e da Escola Profissional de Vouzela.

As ideias apresentadas variaram entre a tecnologia e a gastronomia, existindo projetos como isqueiros elétricos, copos com códigos de barras, feiras de gastronomia, bombons alusivos às estações do ano e um restaurante volante.

A ideia vencedora, denominada “Piezo Wheel”, pertence ao jovem Paulo Morais e consiste na aplicação de partículas piezoelétricas em jantes de carros elétricos para aumentar a sua autonomia.

Este aluno irá representar o concelho de Vouzela na final que se irá realizar em Viseu, no dia 7 de junho.