Albergue de Montanha do Couto foi inaugurado pelo Ministro do Desenvolvimento Regional

O Município de Vouzela inaugurou, no dia 2 de agosto, o albergue de montanha do Couto, em Alcofra, numa sessão presidida pelo Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.

O albergue, situado na antiga escola primária do Couto, integra-se na rota do caminho português de Santiago e no Centro de BTT do concelho.

Na inauguração, o Presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, explicou que o novo espaço servirá para dar apoio aos peregrinos do caminho interior de Santiago, designado de “Entre o Vale do Vouga e o Caramulo”, numa extensão de 100km e que inclui os municípios de Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Oliveira de Frades, Vouzela e Tondela. “No concelho de Vouzela, o percursos tem 28km, abrangendo as freguesias de Alcofra, União das Freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas, União das Freguesias de Vouzela e Paços de Vilharigues e Ventosa”, adiantou.

O albergue do Couto servirá também de apoio ao Centro de BTT, a primeira infraestrutura do género no distrito e a quarta do país, com um total de 200km de trilhos e que segundo o autarca será inaugurado no final do mês de setembro.

A obra, no valor de 54.737 euros (sem iva) teve financiamento do Proder de 60%, é constituído por cozinha, sala, área de dormidas e balneário. No exterior existe uma zona de recolha de bicicletas com ponto de lavagem.