União das Freguesias de Vouzela e Paços de Vilharigues

Vouzela está situada na zona Norte do concelho, sendo limitada, a Norte, pelo rio Vouga e atravessada, de Norte a Sul, pelo rio Zela.

A presença destes dois rios marca profundamente a paisagem e a vivência de toda a freguesia.

Paços de Vilharigues situa-se na vertente Noroeste da Serra do Caramulo, a uma altitude média de 431m, distando cerca de 4 km da sede do concelho.

Confronta o norte com Vouzela, a sul com Cambra, a nascente com Ventosa e a oeste com São Vicente de Lafões.

Junta de Freguesia de Vouzela
Presidente da Junta – José Lino Simões Lopes Tavares

Endereço
Junta de Freguesia de Vouzela
3670 – 247 Vouzela

232 771 439 (chamada para a rede fixa nacional)

Várias são as hipóteses apresentadas para explicar o topónimo Vouzela. Uma delas aponta para o facto de a vila se situar entre o Vouga e o Zela. Esta localização, no entanto, não é correta.

O mais provável é que derive do diminutivo de Vouga, atribuído ao Zela-Vauccella. Outra versão coloca a hipótese da origem estar na palavra Bauza, segundo a evolução “Boudia, Bauza, Bauce- ella, Bouzela, Vouzela”. A palavra Bauza designa “terrinha de pastagem ou matos” ou “pequeno arroteamento”.

Há quem avente a hipótese de Vilharigues ser um derivado de ovelha, dado existir a forma Ovelharigues. No entanto, é dado adquirido que provém de Viliarici, em germânico Viliaricu, cujo significado era “o que tem vontade poderosa”.

Paços derivará de palatiu – palácio. Um testamento de 22 de maio de 1151 refere a localidade com denominação de Palácios.