11 Jovens pintaram Vouzela durante Bienal Internacional de Arte

Chegou ao fim a quinta edição da Bienal Internacional de Arte Jovem, uma iniciativa que decorreu em Vouzela, de 5a 10 de outubro, e que contou com a participação de 11 alunos e 7 professores vindos da Roménia, Ucrânia, Rússia, Índia, Sérvia e Hungria.

Depois de uma semana intensa de trabalho, os jovens e respetivos professores despediram-se da vila de Vouzela, no dia 10 de outubro. Durante o jantar de encerramento, era visível a satisfação de dever cumprido por parte dos participantes, que entregaram 60 trabalhos à Câmara Municipal.

Pela primeira vez, a autarquia decidiu atribuir prémios aos três melhores trabalhos e menções honrosas. “Foi uma forma que encontrámos de motivar e estimular ainda mais a criatividade destes jovens”, considera Telmo Antunes, Presidente da Câmara de Vouzela.

O 1º e o 2º prémios foram atribuídos à escola da Rússia e o 3º prémio à escola da Ucrânia. As menções honrosas foram para a Sérvia, Hungria e Roménia.

Os motivos dos quadros continuam a ser muito semelhantes aos de edições anteriores, com os jovens a pintar a Igreja Matriz, a Igreja de S. Frei Gil, a ponte do caminho-de-ferro, o casario, entre outros. No entanto, este ano, “tivemos também a Igreja Paroquial de Campia e as paisagens desta freguesia, que resultaram de uma visita que os participantes fizeram a esta zona do concelho”, afirmou Telmo Antunes.

Depois de inventariados, os 60 quadros da 5ª Bienal Internacional de Arte Jovem vão estar patentes no Museu Municipal de Vouzela.

Comments are closed.