11 Jovens pintaram Vouzela durante Bienal Internacional de Arte

Chegou ao fim a quinta edição da Bienal Internacional de Arte Jovem, uma iniciativa que decorreu em Vouzela, de 5a 10 de outubro, e que contou com a participação de 11 alunos e 7 professores vindos da Roménia, Ucrânia, Rússia, Índia, Sérvia e Hungria.

Depois de uma semana intensa de trabalho, os jovens e respetivos professores despediram-se da vila de Vouzela, no dia 10 de outubro. Durante o jantar de encerramento, era visível a satisfação de dever cumprido por parte dos participantes, que entregaram 60 trabalhos à Câmara Municipal.

Pela primeira vez, a autarquia decidiu atribuir prémios aos três melhores trabalhos e menções honrosas. “Foi uma forma que encontrámos de motivar e estimular ainda mais a criatividade destes jovens”, considera Telmo Antunes, Presidente da Câmara de Vouzela.

O 1º e o 2º prémios foram atribuídos à escola da Rússia e o 3º prémio à escola da Ucrânia. As menções honrosas foram para a Sérvia, Hungria e Roménia.

Os motivos dos quadros continuam a ser muito semelhantes aos de edições anteriores, com os jovens a pintar a Igreja Matriz, a Igreja de S. Frei Gil, a ponte do caminho-de-ferro, o casario, entre outros. No entanto, este ano, “tivemos também a Igreja Paroquial de Campia e as paisagens desta freguesia, que resultaram de uma visita que os participantes fizeram a esta zona do concelho”, afirmou Telmo Antunes.

Depois de inventariados, os 60 quadros da 5ª Bienal Internacional de Arte Jovem vão estar patentes no Museu Municipal de Vouzela.