10ª Feira do Livro de Vouzela com balanço positivo

Vouzela recebeu, de 14 a 20 de maio, a 10ª Feira do Livro “Folhas Soltas”, numa organização do Município de Vouzela, Agrupamentos de Escolas de Campia e de Vouzela, Escola Profissional, Escola Secundária e Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Vouzela, e que contou com a colaboração da livraria Leya de Viseu.

Tendo como principais destinatários os alunos do concelho, a iniciativa teve como objetivos fomentar hábitos de leitura, valorizar o livro, divulgar obras de autores nacionais e estrangeiros, despertar e incentivar à reflexão e ao espírito crítico em atividades que impliquem a leitura, a escrita e outras áreas da arte.

À semelhança dos anos anteriores, esta edição contou também com um programa cultural e recreativo diversificado com peças de teatro, concertos de música, encontros com escritores, exposições, ateliers. Em destaque esteve, no dia 15 de maio, o espetáculo do coletivo Peixe Graúdo, que conciliou a poesia e a prosa poética com a música, no dia 16 de maio, a presença da escritora Isabel Alçada, de manhã e à tarde, e à noite o concerto Vozes de Manhouce com Isabel Silvestre. Novidade no programa foi também o show cooking dinamizado pelo chef Diogo Rocha, que teve lugar no dia 17 de maio.

Fazendo um balanço muito positivo da iniciativa, Telmo Antunes, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, referiu que o evento contou uma vez mais com uma participação maciça da comunidade escolar e da população em geral. “Durante os sete dias do evento estima-se que tenham passado pela feira mais de 3.400 pessoas. As vendas diminuíram em relação ao ano passado, mas também porque tivemos menos dois dias de feira”, frisou.

Segundo dados da organização foram vendidos 1037 livros, menos 446 do que no ano passado. As áreas mais vendidas foram novamente as de literatura infantil e juvenil, romance e ficção. De destacar ainda a grande adesão aos livros de saldo que representaram uma parte substancial das vendas.

“Os dois dias com a presença dos autores foram os mais movimentados e os que tiveram o maior acrescento de vendas e mobilização de alunos na aquisição de livros”, referiu Álvaro Almeida, responsável da Leya.

Na 10ª edição do Folhas Soltas estiveram presentes 20 editoras, com cerca de 200 títulos e 4000 livros. Os descontos foram dos 15% aos 20%.