Foi apresentado, no passado dia 20 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o projeto Vouzela Epic Trails, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vouzela em parceria com várias juntas de freguesia e associações do concelho e que consiste na realização de um calendário anual de corridas/trails no concelho.
O evento tem como principal objetivo a promoção do concelho de Vouzela enquanto território privilegiado para a prática de desportos de natureza, estimulando hábitos de vida saudável, a prática desportiva e a dinamização do concelho.
“Vouzela tem vindo a afirmar-se como um destino do desporto de natureza e o concelho proporciona excelentes condições para a prática do trail running”, disse na sessão o presidente da Câmara de Vouzela, Carlos Oliveira.
“Destacamos a diversidade dos percursos que vão incluir trilhos de alta montanha, média montanha e atravessar áreas de floresta autóctone, linhas de água e património natural e construído”, referiu o autarca.
Para Carlos Oliveira “além do impacto desportivo, de bem-estar e saúde, estas provas vão ter um efeito positivo na economia local, promovendo o turismo e dinamizando o comércio, alojamento local e artesanato. Acreditamos muito que é com eventos deste tipo que vamos reforçar a nossa identidade e a das freguesias e coletividades”, sublinhou.
Em 2025, vão ser as freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas, Campia e Queirã a acolher a primeira edição do “Vouzela Epic Trails”, porém a expectativa é que o evento possa ser alargado a outros locais do concelho, acrescentou o vereador do desporto, Marco Dias.
Cada prova vai ter dois percursos, um de 10 e outro de 20 quilómetros, e também uma caminhada.
Quanto ao calendário, o primeiro trail decorre em Cambra, a 30 de março, com o Trilho Medieval, que dá nome também à caminhada. Segue-se, em Campia, no dia 25 de maio, com o Trilho dos Loendros e a caminhada no trilho de Cambarinho. Queirã recebe a última corrida, o Trilho do Minério, a 29 de junho. Nessa mesma data, também em Queirã, realiza-se o Trilho da Água para quem preferir a caminhada.
Cada inscrição tem um custo de cinco euros nos trilhos e quatro euros nas caminhadas. Se houver uma inscrição para os três trilhos, o custo é de 12 euros e para as caminhadas 9 euros.
As inscrições podem ser feitas na plataforma stopandgo.net a partir de 24 de fevereiro.
Comments are closed.