A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão em parceria com o Município de Vouzela vão dar início, no próximo dia 21 de novembro, à recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos alimentares, um serviço destinado a produtores não domésticos, como restaurantes, snack-bares e cantinas escolares.
A sessão de arranque terá lugar na Escola Básica de Vouzela, às 9h30, marcando o início efetivo de um projeto que pretende promover a valorização dos resíduos orgânicos e reduzir a deposição de materiais recicláveis em aterro.
Este novo serviço insere-se numa estratégia regional coordenada pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, que estima que adiram ao projeto cerca de 20 produtores do concelho e que sejam desviadas do aterro cerca de 2.813 toneladas de biorresíduos alimentares.
O projeto resulta de uma candidatura a fundos europeus, que envolve o Planalto Beirão e os 18 municípios que integram a associação, representando um investimento global de 3,5 milhões de euros.
Recorde-se que a apresentação pública do projeto decorreu no passado dia 21 de março, no Auditório Municipal de Vouzela, onde foram divulgados os objetivos e benefícios desta iniciativa pioneira na gestão de resíduos.
Comments are closed.












