No ano em que se assinalam os 500 anos do Foral de Lafões, o Município de Vouzela, o Agrupamento de Escolas de Vouzela, o Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia, a Escola Profissional e a Associação D. Duarte de Almeida vão promover um conjunto de iniciativas para assinalar a efeméride.
As comemorações começam no dia 15 de outubro, com a edição do selo comemorativo dos 500 anos do foral, em parceria com os CTT, com a colocação de uma tarja na fachada da câmara municipal, com uma ceia alusiva à época no Mercado Municipal e animação de rua.
A 15 de novembro será recriada uma feira quinhentista, integrada na feira mensal, com tasquinhas venda de produtos da terra, desfile de personagens representando a época, animação, encenação de um casamento de monarca, danças da época, malabaristas e dramatização de personagens da época (Camões, Gil Vicente).
As comemorações terminam a 15 de dezembro, com o descerramento de placa alusiva na Biblioteca municipal, com o seminário “Lafões um património com futuro”, no qual irá participar um leque de prestigiados oradores(as)/especialistas, como Fátima Eusébio (Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu), Jorge Adolfo Marques (professor universitário e mestre em História) e Maria José Mexia (Torre do Tombo), entre outros, e com a participação das escolas e da universidade sénior na dinamização de momentos culturais, música, danças e teatro.
O programa foi apresentado em conferência de imprensa no dia 30 de setembro pelas entidades organizadoras.
Na sessão, o Presidente da Câmara, Rui Ladeira, ressaltou a importância do documento para Vouzela e para a região “um documento que muito nos responsabiliza e nos motiva a promover um conjunto de iniciativas em que pretendemos envolver a nossa comunidade e que tem o seu ponto alto a 15 de dezembro, data em que se assinalam precisamente os 500 anos da atribuição do foral por D. Manuel”, sublinhou.
“Com o programa que preparámos pretendemos proporcionar um melhor conhecimento da nossa história, da nossa identidade cultural e da nossa vida coletiva, estimulando também a população escolar a participar nesta (re)descoberta de Vouzela e da Região”, adiantou o autarca.
Opinião partilhada pelos diretores das escolas do concelho presentes que consideram esta iniciativa um “evento marcante na região” e um “ato de cultura que honra todo o concelho e a ancestralidade desta magnífica região”.
PROGRAMA:
15 outubro
Edição de selo comemorativo dos 500 Anos do Foral de Lafões, em parceria com os CTT Portugal
Colocação de uma tarja na fachada da câmara municipal, alusiva aos 500 Anos do Foral
Ceia alusiva à época – Mercado Municipal
Animação/Teatro de rua – cuspidores de fogo, malabaristas
15 novembro
Recriação de Feira Quinhentista, integrada na Feira Mensal, com tasquinhas, venda de produtos da terra, desfile de personagens representando a época, animação, encenação de um casamento de monarca, danças da época, malabaristas, dramatização de personagens da época (Camões, Gil Vicente)
15 dezembro
Seminário “Lafões um património com futuro”. Participação das escolas e da universidade sénior na dinamização de momentos culturais, música, danças, teatro
Descerramento de placa alusiva da efeméride no edifício da Biblioteca Municipal
Comments are closed.