Secretário de Estado da Agricultura desloca-se a Vouzela para entregar certificados de formação a jovens empresários agrícolas

O Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, deslocou-se no passado sábado, dia 17 de março, a Vouzela, para participar na cerimónia de entrega de certificados de formação aos jovens empresários agrícolas que frequentaram o curso promovido pelo Gabinete de Desenvolvimento Rural do Município de Vouzela em colaboração com a CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal.

“Hoje 28 formandos, dos 38 que frequentaram o curso, recebem o seu certificado. São jovens com idades compreendidas entre os 20 e os 40 anos de idade, na sua maior parte vindos da região de Lafões, mas também de Viseu, Sátão, Aguiar da Beira, Penalva do Castelo, Vila Nova de Paiva, Lamego, São João da Pesqueira, Castro Daire e Cabeção, no Alentejo”, referiu o Presidente da Câmara, Telmo Antunes, durante a cerimónia.

Os investimentos a realizar por estes jovens empresários vão incidir, entre outros, em estufas, pomares, vinha, pecuária e mirtilos, adiantou o autarca. “Para uma zona de minifúndio como a região de Lafões, é muito importante a instalação de novas explorações, bem como a exploração de nichos de mercado”, sublinhou Telmo Antunes, que considera a Agricultura um “setor fundamental para o desenvolvimento do país”.

Segundo o edil, a instalação de jovens agricultores na região pode funcionar também como uma alavanca ao desenvolvimento agrícola, ao combate à desertificação e aos fogos florestais.

Fazendo um retrato da agricultura no país, o Secretário de Estado esclareceu que 2,5% dos agricultores tem menos de 35 anos, 55% tem mais de 50 anos e a nível de habilitações 22% dos agricultores não têm instrução e 52% têm o primeiro ciclo. “É por isso que ações como estas são importantes, porque permitem o incremento da agricultura, trazendo mais juventude e formação ao setor”.

O governante felicitou ainda a Câmara Municipal de Vouzela pela criação do Gabinete de Desenvolvimento Rural, referindo que é fundamental o interesse das autarquias pela agricultura.

Autarca solicita ao governo o desbloqueamento do projeto da Barragem de Portovelha

Aproveitando a visita do Secretário de Estado da Agricultura ao concelho, Telmo Antunes lembrou a importância de se avançar com o projeto da Barragem de Portovelha, um investimento que prevê uma área de regadio de 400 ha e que iria beneficiar os agricultores de Paços de Vilharigues, Ventosa e Cambra.

“Este é um projeto estruturante para o concelho, primeiro, porque vai possibilitar a estas três freguesias dotar os terrenos agrícolas de capacidade produtiva, permitindo assim o aproveitamento dos recursos agrícolas existentes e a consequente dinamização da lavoura; depois, será também determinante na prevenção contra incêndios, naquela que é uma das maiores e mais relevantes manchas florestais do concelho e da região e, finalmente, porque, com o carácter polivalente que lhe queremos imprimir, poderá também ser inserida no sistema de abastecimento de água municipal”, defendeu.

Não sendo este assunto da sua tutela, José Diogo Albuquerque fez saber que encaminhará a questão ao Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo.

Comments are closed.