Monte da Sra do Castelo recebeu ação de reflorestação dinamizada pela CIM Viseu Dão Lafões

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões promoveu ontem, dia 10 de dezembro, em Vouzela, uma ação de reflorestação que reuniu dezenas de participantes, entre autarcas, associações, alunos, clubes desportivos e equipas técnicas. A iniciativa teve lugar no Monte da Senhora do Castelo, numa área muito afetada pelos incêndios de 2017.

Foram plantados 500 carvalhos-alvarinho, espécie autóctone essencial para reforçar a resiliência ecológica do território. A ação contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Carlos Oliveira, do Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, e do Presidente da Câmara de Oliveira de Frades, João Valério.

Também o setor desportivo se associou, com a participação da Associação de Futebol de Viseu, CD Tondela, Académico de Viseu FC – Futebol SAD, Fundação do Futebol – Liga Portugal e Hyundai Portugal, representada por Rúben Lopes. Alunos do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia marcaram igualmente presença, num momento de aprendizagem ambiental.

A operação foi conduzida por técnicos e sapadores da CIM, reforçando o trabalho do projeto LIFE Nieblas, que utiliza métodos inovadores de captação de água da neblina para regenerar áreas afetadas por incêndios e desertificação e que tem distinguido internacionalmente a região.

Comments are closed.