Ministra da Juventude e Modernização associa-se à cerimónia evocativa dos incêndios de 2017

Sete anos após os grandes incêndios de 15 de outubro de 2017, Vouzela voltou a prestar homenagem às vítimas, com um programa que contou com a deposição de coroa de flores no monumento evocativo, a romagem aos cemitérios de Ventosa e Queirã e a missa presidida pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, na Igreja Paroquial de Fataunços.

A Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, marcou presença num dos momentos da cerimónia e lembrou o fatídico dia do qual resultaram oito vítimas mortais e 75% do território destruído. “A melhor forma de prestar homenagem àqueles que perderam a vida a 15 de outubro de 2017 é nunca nos esquecermos deste dia, recordarmos as vítimas e quem ficou e perdeu pessoas que lhes eram queridas”,disse na ocasião.

Na sua deslocação, a ministra esteve também no espaço Lafões.Cult.Lab, para inaugurar a exposição “Aqua Femina: o Fluxo da Vida Rural Feminina”, promovida pela Binaural Nodar. A mostra, inaugurada no Dia Internacional da Mulher Rural, reúne vários elementos sonoros, audiovisuais, objetos e fotografias que representam várias fases da vida da mulher rural, sendo a própria água o elemento unificador entre os vários elementos expostos.

Margarida Balseiro Lopes passou ainda pela Associação Cultural e Recreativa de Cambra, para conhecer o projeto de economia circular by.Vouzela. A associação acolhe a oficina de costura na qual são produzidas, por mulheres artesãs, peças de eco-design feitas através de resíduos da indústria local.

Comments are closed.