Depois do êxito alcançado nas três edições anteriores, o Festival ALLEGRO regressa com a determinação de se afirmar como o Festival de Música de Câmara de Lafões. Este ano, o evento alarga o seu alcance ao concelho de Oliveira de Frades, reforçando o caráter intermunicipal da iniciativa e procurando envolver um público ainda mais diversificado.
Ao longo de três fins de semana, o festival propõe-se a oferecer à comunidade local um programa de música de câmara de elevada qualidade, convidando diferentes públicos a descobrir o interior centro do país e a apreciar a riqueza cultural e natural da região de Lafões, integrada no território das Montanhas Mágicas.
O festival inicia-se em Oliveira de Frades, com o Duo Sirius – duo de guitarras clássicas – a atuar no dia 8 de novembro, pelas 16h, na Igreja Paroquial de Pinheiro, seguindo-se, no dia 9, o Trio com piano, no Cine-Teatro Dr. Morgado.
Em Vouzela, o festival prossegue no fim de semana de 15 e 16 de novembro, com um concerto de música barroca na Igreja Paroquial de Fataunços e o Trio clarinete, violoncelo e piano no Cine-Teatro João Ribeiro.
A programação encerra em São Pedro do Sul, nos dias 22 e 23 de novembro: primeiro com o Duo guitolão e contrabaixo no Auditório do Balneário Rainha Dona Amélia, nas Termas de São Pedro do Sul, e por fim com o João Roiz Ensemble, que apresenta o projeto “Peregrinação Beethoven 2025-2027”, no Cine-Teatro Jaime Gralheiro.
Mais do que um evento artístico, o Festival ALLEGRO assume-se como um projeto de desenvolvimento regional, contribuindo para combater desafios como o despovoamento e o envelhecimento da população, e promovendo uma oferta cultural de proximidade em territórios de baixa densidade.
A realização dos concertos em locais de elevado valor histórico e simbólico permite criar uma ligação entre música, património e identidade local, transformando cada espetáculo numa experiência única que valoriza o território.
Além da sua vertente cultural, o festival pretende também dinamizar a economia local, promovendo o turismo e os produtos regionais e contribuindo para a afirmação de Lafões como destino de referência no panorama artístico nacional.
Entre os principais objetivos do Festival ALLEGRO destacam-se:
- Incentivar a participação ativa da comunidade local e aproximar a cultura das populações rurais;
- Organizar concertos em locais de valor histórico e simbólico;
- Promover o turismo e divulgar as belezas naturais da região;
- Criar momentos de encontro entre públicos de diferentes idades e origens;
- Tornar a música de câmara acessível a todos.
Música de Câmara
A música de câmara é música pura ao mais alto nível. Longe das grandes salas de concertos, dos maestros e de todo tipo de hierarquia ou protocolo, os músicos participam num diálogo, onde defendem um texto musical com clareza e convicção, um exercício que é tão importante como ouvir os outros com atenção.
A designação “música de câmara” remete para o nascimento da disciplina nas salas dos palácios. Foi o terreno de jogo favorito de muitos grandes compositores, como Haydn, Schubert e Brahms.
Ficha técnica:
CO-ORGANIZAÇÃO: Angelo Rocha, Katerina Kabakli, Município São Pedro do Sul, Município Vouzela, Município Oliveira de Frades
PARCEIROS: Quinta da comenda, Quinta dos Tercebes, Termalistur
PROGRAMAÇÃO: Katerina Kabakli
PRODUÇÃO: Menosmuitomais CRL
APOIO TÉCNICO: Pianos Nelson Almeida, Viseu
Comments are closed.
 
																	


















