O Insitu – XV Festival de Imagem de Natureza de Vouzela abriu hoje as candidaturas ao concurso “TotalEnergies – Fotógrafo de Natureza do Ano”, que este ano apresenta várias novidades, incluindo três novas categorias e um aumento no valor dos primeiros prémios.
Entre as novas categorias destacam-se “Homem e Natureza”, que terá um subtema diferente em cada edição, e “Fotografia Subaquática”, ambas com um primeiro prémio de 750 euros. Para os fotógrafos até aos 17 anos, surge ainda a categoria “Jovem Fotógrafo do Ano”, cujo vencedor receberá 500 euros em vale.
Na categoria “Homem e Natureza”, o subtema deste ano é “O impacto dos incêndios nos ecossistemas”. A organização desafia, assim, os participantes a refletir sobre os efeitos dos incêndios na paisagem e na vida selvagem, bem como sobre a capacidade de regeneração da natureza, valorizando um olhar sensível que traduza impacto, destruição e esperança.
Já a categoria “Fotografia Subaquática” destaca ecossistemas marinhos e dulçaquícolas, valorizando imagens que transmitam beleza, mistério e fragilidade, admitindo apenas fotografias captadas com submersão total ou parcial do equipamento.
A categoria “Jovem Fotógrafo do Ano” destina-se a participantes com idade igual ou inferior a 17 anos até 31 de dezembro de 2025, e pretende incentivar o olhar criativo das novas gerações, premiando imagens com sensibilidade, técnica e originalidade na interpretação do mundo natural. O prémio desta categoria é de 500 euros em vale e a participação está condicionada à entrega da autorização do encarregado de educação.
Reforçando o reconhecimento da qualidade das fotografias a concurso, outra novidade nesta edição de 2026 é a atualização dos valores monetários de todos os primeiros prémios das restantes categorias. O prémio absoluto “TotalEnergies – Fotógrafo de Natureza do Ano” aumenta de 1.000 para 1.500 euros, enquanto os primeiros prémios das restantes categorias sobem de 500 para 750 euros. Os segundos classificados mantêm prémios de material fotográfico.
Para além das novas modalidades, o concurso inclui ainda as categorias Paisagem, Aves, Mamíferos, Répteis e Anfíbios, Arte Fotográfica, Invertebrados, Flora e Fungos, Parque Natural Local Vouga-Caramulo, assim como o prémio absoluto “TotalEnergies – Fotógrafo de Natureza do Ano”.
As fotografias podem ser captadas em qualquer parte do mundo, com exceção das categorias “Paisagem”, limitada a Portugal, e “Parque Natural Local Vouga-Caramulo”, exclusiva a esta área protegida.
As fotos podem ser submetidas até 20 de dezembro de 2025 no site oficial insituvouzela.com. Os finalistas deverão enviar os ficheiros RAW entre 25 de dezembro a 5 de janeiro de 2026. A decisão do júri será conhecida entre 6 e 19 de janeiro. A entrega dos prémios está marcada para 6 de fevereiro de 2026, data de arranque do Insitu – XV Festival de Imagem de Natureza de Vouzela.
Comments are closed.












