2ª edição das Jornadas de Arqueologia dedicadas a Amorim Girão

Vouzela vai acolher, nos dias 2 e 3 de julho, no cineteatro João Ribeiro, a segunda edição das Jornadas de Arqueologia de Vouzela – Lafões.

Em 2021, a iniciativa terá como tema principal a figura de Aristides de Amorim Girão (1895 – 1960), eminente geógrafo e professor catedrático da Universidade de Coimbra, mas também pioneiro incontornável da arqueologia regional. Natural de Fataunços, Amorim Girão lançou as bases da arqueologia lafonense, ao publicar, em 1921, as suas “Antiguidades Pré-Históricas de Lafões”.

A Comissão Organizadora das Jornadas de Arqueologia de Vouzela – Lafões decidiu assinalar o centenário da publicação desta obra, dedicando o encontro deste ano a diversas vertentes da obra de Amorim Girão, quer enquanto geógrafo, quer enquanto pioneiro da arqueologia.

O programa tem início no dia 2 de julho, às 9h30, com a sessão de abertura, seguindo-se, às 10h, a apresentação de João Luís Cardoso, da Universidade Aberta, com o tema “Olhares pioneiros: a obra arqueológica de Aristides de Amorim Girão”; às 11h, Lúcio Cunha, da Universidade de Coimbra, apresenta o tema “Amorim Girão e a geografia do Vale do Vouga e da Serra do Montemuro” e Rui Jacinto, da Universidade de Coimbra, fecha a manhã com a apresentação “Amorim Girão, a divisão regional e o novo mapa de Portugal Continental”.

À tarde, pelas 15h, Manuel Luís Real, do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço & Memória, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa (CITCEM-UP | IEM-NOVA FCSH) abre os trabalhos com a apresentação “As I Jornadas de Arqueologia Vouzela – Lafões: balanço e perspetivas da investigação.

O programa da tarde termina com o lançamento das Atas das I Jornadas de Arqueologia de Vouzela – Lafões.

No sábado, dia 3 de julho, será inaugurado o núcleo museológico da Torre de Vilharigues, às 10h, e à tarde uma visita à Lapa das Meruje e Lameiros Tapados.

 

 

PROGRAMA

2 de julho, sexta-feira

9:30 Sessão de Abertura.

10:00 Olhares pioneiros: a obra arqueológica de Aristides de Amorim Girão

João Luís Cardoso (Universidade Aberta)

10:45 Coffee-break

11:00 Amorim Girão e a geografia do Vale do Vouga e da Serra do Montemuro

Lúcio Cunha (Universidade de Coimbra)

11:45 Amorim Girão, a divisão regional e o novo mapa de Portugal Continental

Rui Jacinto (Universidade de Coimbra)

12:30 Debate

13:00 Almoço

15:00 As I Jornadas de Arqueologia Vouzela-Lafões: balanço e perspetivas da investigação

Manuel Luís Real (CITCEM-UP | IEM-NOVA FCSH)

15:45 Lançamento das Atas das I Jornadas de Arqueologia de Vouzela-Lafões

3 de julho, sábado

10:00 Inauguração do Núcleo Museológico da Torre de Vilharigues

13:00 Almoço

15:00 Excursão: Lapa da Meruje e Lameiros Tapados

Comments are closed.