Vouzela vai receber Campeonato Nacional Absoluto de Orientação

Vai realizar-se nos dias 29 e 30 de Outubro, nos concelhos de Vouzela e S. Pedro do Sul, o Campeonato Nacional Absoluto de Orientação Pedestre tendo em vista o apuramento do melhor atleta de orientação de Portugal em 2011.

Na conferência de imprensa de apresentação do evento, que se realizou no dia 18 de Outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Telmo Antunes, referiu que a prova contará com a presença de cerca de 500 atletas de todo o país e que terá como principais objectivos promover a modalidade no concelho, que tem já alguns praticantes com alguma qualidade; dinamizar a economia local, nomeadamente os sectores de restauração e alojamento; promover hábitos de vida saudáveis e um contacto mais próximo com a natureza; fomentar o convívio e a troca de experiências entre os participantes e promover o concelho de Vouzela enquanto palco de eventos desportivos à escala regional e nacional.

Para a realização da prova, a autarquia disponibilizará recursos humanos, algumas infra-estruturas como a Piscina Municipal, o Auditório e o Pavilhão Gimnodesportivo e fornecerá mapas para as diferentes provas, os quais no final regressarão ao Município ficando disponíveis para qualquer pessoa ou praticante desta modalidade que os requisite.

Para Nuno Rebelo, Director da prova, a escolha do concelho de Vouzela para a realização da iniciativa deveu-se ao facto de esta ser uma zona diferente para a prática da modalidade, de estar pouco explorada e de permitir criar mais um mapa a nível nacional.

Segundo o Director, no sábado, dia 29, realizar-se-á o apuramento de 60 atletas, os quais irão participar na final de domingo, dia 30, cuja prova decorrerá na zona da Penoita e onde serão encontrados os campeões nacionais, em todos os escalões.

Ainda no sábado, decorrerá, pelas 17h, na Alameda D. Duarte de Almeida, uma prova de sprint urbano, que não contará para o resultado final do campeonato, mas que servirá para apresentar a modalidade à população local, sendo que qualquer pessoa poderá participar.

O Campeonato Nacional Absoluto de Orientação é organizado pelo Clube Ori-Estarreja e conta com o apoio do Município de Vouzela, Bombeiros Voluntários de Vouzela e Guarda Nacional Republicana.