Vouzela recicla mais de 59 toneladas de roupa

59.546 kg foi o total de resíduos têxteis recolhidos, em todo o concelho de Vouzela, durante o biénio 2019 – 2020.

Os dados foram fornecidos pelo H Sarah Trading, o operador de gestão de resíduos que mantém parceria com a autarquia de Vouzela desde 2014, parceria essa que contempla a colocação de 12 contentores no município para recolha de roupa, calçado e brinquedos.

Os dados anuais dizem-nos que, em 2019, o total de resíduos recolhidos foi de 35.633 kg, tendo-se registado, devido à pandemia, um decréscimo para 23.913 kg na recolha efetuada durante o ano de 2020.

Em dois anos, a recolha seletiva permitiu que fossem desviados do aterro sanitário 52,6 toneladas de resíduos têxteis e as emissões de CO2 fossem reduzidas em mais de 214 toneladas.

Destas mais de 59 toneladas de resíduos recolhidos, 47.411 kg foram reutilizados, 5.241 kg tiveram como destino a reciclagem e 6.895 kg foram destruídos.

Em Portugal, anualmente, sabemos que são deitadas para o lixo cerca de 200 mil toneladas de resíduos têxteis, um comportamento que urge ser corrigido com a sensibilização da população e a disponibilização em massa de soluções de reciclagem como a colocação destes contentores na comunidade. Em Vouzela, estamos empenhados nessa mudança, promovendo uma economia cada vez mais circular tendo sempre como objetivo principal a sustentabilidade das nossas atividades e do nosso território”, sublinhou Rui Ladeira, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela.